Loading...

CONHEÇA A MODALIDADE DE SH’BAM

16.06.2020 0

Come as you are, leave as a Star!

A prática regular de atividade física tem sido reconhecida pelos diversos efeitos saudáveis que provocam nas pessoas que a praticam no que diz respeito à saúde, ao bem-estar e à qualidade de vida (ASCM, 1998; Porto; Raso, 2007; Zamai, 2009; Zamai e Bankoff, 2010)

Os principais benefícios da atividade física segundo Matsudo (2002), são os efeitos antropométricos, neuromusculares, metabólicos e os psicológicos como: melhorar a sensação de bem-estar, humor, auto-estima, redução de ansiedade, tensão e depressão.

Para inúmeros autores, o exercício físico é visto como uma das formas de combater o stress, de acordo com Williams (1998) a prática regular de exercícios aeróbicos pode ocasionar redução de hormonas de stress no sangue.

Na indústria do Fitness existem diversas aulas de grupo de componente aeróbica, nomeadamente o Sh’bam.

“Come as you are leave as a Star” é a frase que caracteriza este programa de dança, com origem na Nova Zelândia, criado pela Les Mills e coreografado por Rachael Newsham.

A expressão Sh’bam é uma “gíria” e significa algo como “fogo de artifício”, uma explosão de luz… Nasce uma estrela, como o barulho de explosão do fogo “SH’BAMMMM”.

A dança é a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados, em geral com música. O significado da dança vai além da expressão artística, podendo ser vista como um meio para adquirir conhecimentos, como opção de lazer, fonte de prazer, desenvolvimento da criatividade e importante forma de comunicação.

O Sh’bam é uma aula de dança pré-coreografada com a duração de 45 minutos formato completo (podendo existir de 30 minutos) de carácter cardiovascular, com intensidade moderada em que o gasto calórico pode alcançar 506 calorias.

É conhecido por ser uma festa com ritmos animados e divertidos que pode ser realizado por todos independentemente da idade ou capacidade física, uma vez que não tem contra-indicações.

Nesta aula não precisa saber dançar, basta gostar de música e movimento, o ideal para quem procura ficar em forma através de movimentos simples ao ritmo de diversos estilos musicais. É uma dança que além de ajudar a emagrecer, ajuda a melhorar a coordenação motora, a capacidade cardiorrespiratória, exercita a expressão corporal e aumenta a auto-estima.

O formato completo é constituído por 12 faixas, sendo que a primeira é o Aquecimento, com baixa intensidade para que exista um aumento da temperatura corporal e uma preparação do corpo para os movimentos das faixas seguintes, a última é o retorno à calma. As restantes faixas variam entre diversos estilos de dança com diferentes intensidades:

  • Hip Hop
  • Jazz
  • Reggaeton
  • Contemporâneo
  • Latino
  • Dancehall

Deixar a vergonha de lado e participe nesta aula. Deixe-se levar pela música como se estivesse numa festa.

Boas Aulas!