Loading...

Avaliação Física Inicial

21.10.2019 0

Há cada vez mais evidência científica a suportar a ideia de que a prática desportiva apresenta benefícios extraordinários em termos de melhoria de saúde e qualidade de vida. De acordo com o American College of Sports Medicine, redução do risco de morte prematura, doenças cardiovasculares/coronárias, AVC, hipertensão, osteoporose, diabetes tipo II, síndrome metabólica, obesidade, cancro e depressão são alguns dos benefícios induzidos pela prática de atividade física regular. Sabe-se, também, que a prática de exercício físico de forma estruturada e consistente contribui para a melhoria da aptidão cardiorrespiratória e desempenho muscular o que, por sua vez, irá ajudar o praticante a estar à altura dos desafios do dia a dia, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

Podemos, então, concluir que iniciar um programa de exercício físico é dos primeiros passos a dar para se levar um estilo de vida mais saudável. No entanto, estes passos não podem ser dados sem uma componente fundamental no contexto da prática desportiva: a avaliação física inicial.

O que é a avaliação física inicial?

A avaliação física inicial consiste no primeiro contacto entre um dos nossos professores e o cliente, após se inscrever no ginásio Solinca. Este momento tem a duração de, aproximadamente, 30 minutos e engloba as seguintes componentes:

  1. Health Screening.
  2. Avaliação da composição corporal.
  3. Anamnese desportiva.
  4. Compreensão dos objetivos do cliente e a sua disponibilidade para treinar.

1. Health Screening

O nosso Health Screening inicial consiste em breves questionários direcionados para o seu passado/atual estado de saúde e medição de sinais vitais. O principal objetivo desta primeira fase da avaliação física inicial é perceber se o cliente está apto para a prática de exercício físico de forma segura.

2. Análise da Composição Corporal

Esta componente da avaliação física permitirá analisar os seus perímetros corporais, percentagem de massa gorda, percentagem de massa isenta de gordura, peso e índice de massa corporal. Para além de ser um bom preditor do seu Health Status, a análise da composição corporal permitirá fazer o follow up das mudanças induzidas pelo exercício na estrutura física aquando de avaliações posteriores. Este processo de reavaliação da composição corporal é um indicador que permite entender a eficácia do treino e ajudar a atingir os seus objetivos de forma mais eficaz.

3. Anamnese Desportiva

Após um breve questionário, a anamnese desportiva irá classificar o nosso sócio em sedentário, moderadamente ativo ou ativo, de acordo com o seu nível de atividade física atual. O nosso professor irá também colocar algumas questões extra de modo a entender o seu passado desportivo e preferência por algum tipo de treino em específico. Após a anamnese desportiva, estaremos mais aptos para lhe prescrever uma intensidade de treino adequada ao seu nível, assim como um treino que vá ao encontro do seu gosto pessoal.

4. Compreensão dos objetivos do cliente e a sua disponibilidade para treinar

Quando iniciamos um programa de exercício físico, inúmeras adaptações fisiológicas ocorrem no nosso organismo com o objetivo de responder melhor às exigências impostas pelo treino. No entanto, estas adaptações variam consoante o tipo, intensidade e frequência do treino efetuado. Perceber os motivos que levaram o cliente a inscrever-se num dos nossos clubes constitui uma das principais preocupações da equipa Solinca. Sem este passo, prescrever um treino que o ajude a atingir os seus objetivos de uma forma realista, tornar-se-ia uma tarefa ilusória. Compreender aquilo que pretende atingir com o treino é, portanto, uma prioridade e informação imprescindível para o nosso professor poder prescrever um treino eficaz. Entender a regularidade com que pode frequentar o ginásio é, também, um processo fundamental para o nosso professor organizar a sua agenda de treino, assim como para estabelecer metas realistas.

Concluímos, então, que a avaliação física inicial é de extrema relevância e constitui um processo marcante na obtenção de um estilo de vida mais saudável. Tendo noção disto, e querendo oferecer-lhe um serviço seguro, eficaz e que o ajude a cumprir os seus objetivos, a Solinca preocupa-se em oferecer formação a todos os seus profissionais para que estejam habilitados a realizar avaliações físicas de forma profissional e que permita os nossos sócios iniciarem o programa de treino com o máximo de brevidade possível. Adote um estilo de vida mais saudável. Inscreva-se num dos nossos clubes e marque já a sua avaliação física inicial!