Loading...

5 snacks pouco calóricos a ter em sua casa

06.05.2020 0

5 snacks pouco calóricos a ter em sua casa

Passar mais tempo em casa ou trabalhar a partir de casa pode significar uma maior tentação de ir petiscando. Adicionalmente, a cozinha encontra-se a poucos metros do local de trabalho, o que pode levar a mais deslocações em busca de um snack.

Nestes momentos, é crucial que a oferta alimentar que tem disponível em casa esteja a seu favor, evitando ter disponíveis alimentos calóricos e de baixo valor nutricional, como batatas fritas e outros snacks fritos, bolachas/biscoitos e chocolates.

Como exemplos de snacks pouco calóricos que pode ter em casa, destacam-se:

1 – Gelatina de aromas sem açúcar

A gelatina sem açúcar tem poucas calorias (cerca de 2 kcal/dose), sendo o seu sabor doce conferido por adoçantes. Pode ser utilizada como SOS quando apetece algo doce e sem ficar com peso na consciência.

Pode optar por consumir a gelatina simples, feita com água fervente, ou adicionar iogurte natural ou queijo quark com 0% gordura na preparação e fazer um género de pudim, ou até fazer gomas.

Gelatina com queijo quark 0% gordura
  • 1 embalagem de gelatina sem açúcar
  • 250g de queijo quark 0% gordura
  • Fazer a gelatina com a quantidade de água indicada na embalagem: levar metade da quantidade de água a ferver, dissolver a gelatina na água fervente e adicionar posteriormente a água restante.
  • Acrescentar o queijo quark e misturar bem, com o auxílio de um batedor de arames.
  • Dispor em taças individuais e levar ao frigorífico para que solidifique.
Gomas de gelatina
  • 1 embalagem de gelatina sem açúcar
  • Água fervente: cerca de 200 ml para cada 15g de gelatina
  • 5 folhas de gelatina
  • Juntar a gelatina sem açúcar à água fervente e dissolver bem a gelatina.
  • Juntar a gelatina sem sabor, mexer e homogeneizar durante cerca de 1 minuto.
  • Retirar do lume e colocar em pequenas formas.
  • Levar ao frigorífico cerca de 2 horas. Desenformar após solidificar.

Aliás em alternativa às gelatinas de compra, pode optar por fazer a sua gelatina em casa, com sumo de fruta natural e folhas de gelatina sem sabor ou ágar-ágar, se preferir uma opção de origem vegetal.

2 – Tremoços

O tremoço é uma leguminosa, tal como o feijão, o grão-de-bico ou a lentilhas, e é um alimento pouco calórico (117 calorias por 100g), rico em proteína (16g de proteína por 100g), em fibra (5g de fibra por 100g) e pobre em gordura.

Dada a sua conservação em sal, importa demolhá-los e passá-los muito bem por água de forma a remover o excesso de sal

3 – Vegetais, como cenoura, pepino, tomate cherry

No geral, os vegetais são alimentos com poucas calorias, tendo um elevado conteúdo em água, vitaminas e minerais, bem como uma série de compostos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias benéficas para a saúde. Desta forma, são uma ótima opção para incluir em snacks, nomeadamente a cenoura, o pepino ou o aipo em palitos e o tomate cherry.

Para conferir uma maior saciedade, posteriormente podem ser acompanhados de uma fonte de proteína, como ovo, queijo magro /light ou pasta de leguminosas, como o húmus feito com grão-de-bico.

4 – Fruta, preferindo as menos calóricas

No geral, as frutas têm um baixo valor calórico, sendo que algumas se destacam, como as framboesas, a papaia, a tangerina, a pera, os morangos ou o abacaxi.

Fruta

Calorias (kcal) / 100g

Framboesa

34

Papaia

39

Morango

29

Tangerina

40

Pera

41

Abacaxi

44

Algumas frutas, como as framboesas ou os gomos da tangerina, pelo facto de serem de menor dimensão, são ótimas como snack. As restantes, podem ser cortadas em porções mais pequenas e pode ajudar a dar a perceção de ter comido uma maior quantidade em relação à que realmente comeu.

5 – Pipocas caseiras

As pipocas caseiras podem ser uma boa opção para um snack, visto que é possível prepará-las de forma saudável e assim minimizar a quantidade de açúcar e de gordura, habitualmente presentes nas pipocas embaladas prontas. Contudo, tenha em atenção as quantidades, tentando não ultrapassar as 20g.

Pode prepará-las em casa de forma fácil e saudável no microondas: juntar 3 colh. sopa de milho e 3 colh. sopa de água num recipiente de vidro, tapar o recipiente com película aderente, onde dever uns furos, e levar ao microondas por cerca de 5 a 6 minutos em potência máxima.

Nutricionista Ana Isabel Almeida (0766N)