Importância da avaliação no ensino da natação
A Escola de Natação da Solinca realiza três épocas de avaliação que coincidem com os términos dos períodos escolares (Natal; Páscoa; Final do ano letivo/início do Verão). Todos os alunos que integram pela primeira vez as nossas aulas, fazem uma avaliação diagnóstico ou avaliação inicial para determinar qual o nível de aprendizagem em que se encontram. Qual a importância da avaliação? A avaliação é utilizada como uma prática na construção do conhecimento, melhorando o processo ensino-aprendizagem, cujo objetivo é atingir as habilidades e competências necessárias. Este processo permite ao professor diagnosticar as “carências” dos alunos, permitindo a tomada de uma decisão no sentido de os ajudar a superar as dificuldades, sempre no sentido de promoção da aprendizagem. Avaliação Formativa: a avaliação formativa permite a realização de um ponto de situação da progressão dos alunos, devendo o professor utilizar os resultados como orientação de atividades futuras, mantendo o mesmo rumo, ou reformulando-o consoantes as necessidades dos alunos. Avaliação Sumativa: consiste no balanço final de resultados globais, possibilitando a verificação da progressão dos alunos, face a um conjunto lato de objetivos previamente definidos. Este tipo de avaliação possibilita a tomada de decisão sobre a progressão ou permanência dos alunos num determinado nível de aprendizagem. A nossa escola de natação considera que a avaliação deverá ser contínua, formativa e personalizada, sendo esta um elemento importante no processo ensino-aprendizagem, possibilitando ao professor conhecer o resultado das suas ações didáticas e por conseguinte melhorá-las. Este processo termina na avaliação sumativa que dita o nível de aprendizagem para o qual o aluno transitará.