Loading...

Importância da natação para bebés

19.11.2018 0

O desenvolvimento da criança acontece de forma integrada, envolvendo aspetos afetivos, cognitivos, motores e sociais. A natação para bebés (realizada desde os primeiros meses de vida), favorece o desenvolvimento global da criança, permite a descoberta do corpo e do prazer em movimentar-se no meio aquático, sendo este um espaço rico em aprendizagens neuromotoras. A adaptação do bebé ao meio líquido ocorre na gestação e o transfer para a natação advém da “recordação” do seu estado fetal, onde se encontrava submergido no líquido amniótico.

Os bebés são acompanhados na água, até aos 3 anos, pelos pais (reforça o vínculo materno e paterno), criando condições para uma aprendizagem mais segura e transmitindo à criança mais confiança, permitindo transformar o medo do desconhecido num ambiente alegre e prazeroso. Na aula, os bebés realizam vários exercícios, que são adaptados ao seu desenvolvimento maturacional e neuromotor, possibilitando o fortalecimento a nível muscular, melhorando ainda a lateralidade, agilidade, equilíbrio, orientação espacial e coordenação motora geral. As aulas são ministradas sob a forma de jogos cantados (estimula o vocabulário do bebé, noção de ritmo e associação da música ao domínio base da natação a desenvolver), imitação de movimentos (bater as pernas, saltos, …) e realização de circuitos. O bebé aprende a comportar-se com segurança (quando pode entrar ou não na água) e autonomia no meio aquático.

As crianças que têm desde cedo aulas de natação para bebés, têm facilidade na adaptação ao meio aquático e posteriormente aprendizagem das técnicas de nado.