Loading...

Diferentes formas de treino no meio aquático

18.03.2019 0

 

As atividades realizadas no meio aquático têm sofrido ao longo do tempo uma grande evolução, tanto a nível de material como a nível de execução, variedade de movimentos e variantes. A Solinca possui, para além das aulas de natação, a modalidade designada por hidroginástica.
Esta, é caracterizada pela realização de um conjunto de exercícios na piscina como prática regular de atividade física. Adami (2003) define hidroginástica utilizando o termo “Aquafitness” referindo que é uma forma de exercício muito agradável, que usa a resistência natural e impulsão da água para promover um treino de baixo impacto, que é simultaneamente divertido e eficaz. As propriedades físicas do meio aquático e as vantagens da realização de exercícios neste meio, faz com que seja adequado para todas as idades e para todos os níveis de capacidade motora.
Os exercícios de aquafitness pretendem melhorar todos os componentes do fitness: resistência muscular e força, composição corporal, capacidade aeróbia, flexibilidade ou mobilidade articular, bem como reforçar a coordenação. Um programa de Hidroginástica pode ser apresentado com diferentes formatos, consequência das muitas possibilidades de trabalho na água, e fruto da multiplicidade de variáveis a combinar. Vários autores têm indicado propostas de aula diferenciadas em número, terminologia e objetivos. Sendo assim, na Solinca pode encontrar as seguintes variáveis da hidroginástica:

HIDROCross é uma aula de alta intensidade realizada tanto em terra como em água, onde o objetivo é realizar o número máximo de repetições num menor tempo possível, desenvolvendo assim capacidades como a resistência, força e coordenação. Caracteriza-se por ser uma aula muito diversificada, utilizando diversos materiais bem como o peso corporal, o que proporciona um desafio constante e motivador.

HIDROLocal é uma aula de condicionamento físico, focando-se mais no trabalho muscular isolado, com objetivos mais específicos, e utilizando também vários materiais para o efeito.

HIDROPower é uma aula de condicionamento aeróbio, distinguindo-se da Hidroginástica pela maior exigência e intensidade do treino.
Utilizando treinos intervalados, circuitos e materiais diversificados.

Fow é um treino numa plataforma instável sobre a água, com a realização de exercícios de fortalecimento do CORE, correção de postura, equilíbrio, adaptações neurais e consciência corporal, flexibilidade e agilidade, força e potência muscular.

Para mais informações visite o nosso site ou através peça condições através do seguinte email: natacao@solinca.pt