Loading...

Importância da atividade física nas férias escolares

08.04.2019 0

 

A chegada das férias escolares, é para as crianças motivo de comemoração e para os pais de preocupação e ansiedade.

Segundo o pediatra Getúlio Morato (2018), férias não são sinónimo de crianças sentadas em frente à TV ou PC. “A manutenção de atividade física é um hábito que deve ser estimulado, inclusive nas férias. Estas são o momento oportuno para reduzir o sedentarismo e apresentar às crianças diferentes tipos de atividade física.”

No período de férias devemos recorrer a atividades recreativas, prazerosas e diversificadas, que estejam fora do ambiente domiciliar e que possibilitem à criança a interação com os seus pares. Com alguma criatividade e disposição, é possível ter algumas horas de diversão colocando o corpo em movimento. Para crianças mais pequenas as atividades devem ser variadas, divertidas e pouco competitivas (exemplo: brincar com bolas, saltar, correr, realizar circuitos simples; jogar às escondidas; jogar à macaca; …). Para crianças com mais de 10 anos é fundamental a integração com o grupo (exemplo: andar de bicicleta, skate e patins, jogar futebol no parque, nadar, correr, fazer alguns circuitos que existem nos parques e praias, …). A participação dos pais é fundamental e muito apreciada pelos mais pequenos. Afinal a educação mais efetiva dá-se pelo exemplo. Com esta dinâmica e organização, a relação entre pais e filhos sai fortalecida.

Num mundo cada vez mais digital, manter uma rotina ativa e saudável estimulando as crianças a brincarem e praticarem atividade física é um grande desafio para os pais e professores.

São inúmeros os benefícios de férias com mais horas de brincadeira e atividade física, destacando-se: desenvolvimento da coordenação motora, tonificação muscular, maior conhecimento do corpo e do espaço, controle dos níveis de açúcar e da pressão arterial, aumenta a auto-estima, desenvolve o sistema cognitivo e social, contribui para a formação da personalidade, tornando a criança preparada para enfrentar os desafios. Com o movimento e brincadeira a criança faz representações mentais e essas são fundamentais para a organização do raciocínio e construção do conhecimento.

Está lançado o desafio: vamos tornar os períodos de férias mais saudáveis e ativos.

Para mais informações sobre as nossas atividades de criança visite o nosso site ou solicite condições através do seguinte email: natacao@solinca.pt