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Mitos sobre Alimentação

08.08.2018 0

Dieta saudável é um dos temas mais discutidos atualmente e talvez por isso vários mitos sobre alimentação acabam por surgir. Muitos deles são tão antigos e enraizados que se torna difícil fazer as pessoas mudarem de ideias.

 

Comer ananás após as refeições faz com que a gordura não seja absorvida

O ananás quando consumido após as refeições auxilia no processo digestivo, mas não diminui os valores calóricos nem interfere na absorção das gorduras das refeições.

O ovo aumenta o colesterol?

O ovo, por conter na gema aproximadamente 213mg de colesterol, foi considerado um vilão da dieta e a sua recomendação foi limitada durante muito tempo. Hoje, muitos estudos demonstram uma relação inversa entre o consumo de ovo e aumento de colesterol e ainda enfatizam os benefícios que podem trazer à saúde, entre eles memória, capacidade cognitiva e formação de novos neurónios. Estudos científicos comprovam que as doenças cardiovasculares estão mais relacionadas com as complicações hereditárias e maus hábitos alimentares, como ingerir gorduras saturadas, principalmente as trans, do que com os níveis de colesterol dos ovos.

Preferir pão integral ajuda a emagrecer

Se for escolher entre o pão integral ou o branco, prefira o integral. Na verdade, ambos têm a mesma quantidade de calorias, ao contrário do que muitos acreditam, mas a vantagem é que o integral apresenta mais fibras e micronutrientes. As fibras contribuem para a saciedade e melhoram o funcionamento do intestino.

Dieta sem glúten pode melhorar a saúde

Cada vez mais se ouve falar nas dietas sem glúten. Elas são destinadas exclusivamente a pessoas com doença celíaca e intolerância ao glúten, porém, estão cada vez mais em evidência e a ser utilizadas até mesmo por quem não precisa. No entanto, há pouca evidência (quase nenhuma) de que evitar o glúten faz bem para a população em geral.

O sal marinho é mais saudável que o sal de mesa (refinado)

São obtidos de forma diferente, mas ambos têm o mesmo teor de sódio (575 miligramas por colher de chá) e podem vir a provocar pressão arterial elevada na mesma proporção.

Comer cenoura melhora a visão

Embora a cenoura seja rica em betacaroteno, um componente da vitamina A, ela não tem ação direta sobre a visão

Os nutrientes da batata estão todos na casca

Embora ela seja, sim, nutritiva, apenas 20% dos nutrientes encontrados no alimento integral se encontra na casca.

Bebidas com gás causam descalcificação óssea

Existe a crença de que o gás torna o sangue mais ácido, contribuindo para a dissolução gradual da massa óssea. Na realidade, o que ocorre com a ingestão de bebidas gaseificadas é a fixação do dióxido de carbono pelos glóbulos vermelhos que, sendo transportado para os pulmões, é trocado por oxigénio. A própria digestão dos alimentos gera a maior parte de dióxido de carbono transportado pelo sangue.

Os vegetais perdem nutrientes quando congelados

Congelar o alimento mantém-no mais próximo do seu estado natural e desta forma mantem os nutrientes. Além disso, a baixa temperatura impede a ação dos  microorganismos.

 

Beber água durante a refeição engorda

A água não engorda, pois não possui calorias. A bebida em excesso durante as refeições dilui os sucos gástricos, com isso dificultando a digestão. Também pode dilatar o estômago, aumentando a fome nas próximas refeições.

Alimentos integrais não engordam

Os alimentos integrais possuem as mesmas ou até mais calorias que os alimentos refinados. A única diferença é que são ricos em vitaminas, minerais e fibras. Saciam mais e são absorvidos pelo corpo mais lentamente. Mas se forem consumidos em excesso, também podem aumentar o peso.

Cerveja aumenta a barriga

Depende de cada pessoa, se possui tendência em acumular gordura na região abdominal ou não (genética). Geralmente o aumento da barriga acompanha o aumento de peso, causado pela ingestão de calorias superiores às necessidades diárias individuais de cada organismo. Não é a cerveja que vai determinar se a pessoa terá barriga ou não, e sim todo o conjunto da alimentação

Pão torrado engorda menos que o pão fresco

Não. Podem apresentar as mesmas calorias. A única diferença é que perde água e fica mais seco, dando a sensação de maior saciedade. Interessante nas dietas de emagrecimento.

Não se deve beber às refeições

Até 1 copo de 200ml não atrapalhará a digestão. O recomendado é beber água. Já refrigerantes ou bebidas com gás são ricas em fósforo e em geral possuem cafeína que prejudicam a absorção do cálcio, do ferro e das vitaminas da refeição.

 

Comer rápido engorda

A velocidade da ingestão de alimentos não determina o engordar. O que acontece é que a pessoa ao ingerir alimentos tão rapidamente e ao não ficar satisfeita, acaba por consumir mais sem dar por isso.