O que não precisa de estar no frigorífico e que a grande maioria das pessoas coloca

01/08/2018
artigo o as pessoas

Ao contrário do que se pensa, nem todos os alimentos devem ser colocados no frigorífico, já que o frio pode alterar o seu sabor e as suas propriedades organolépticas. Saiba quais os alimentos que devem ficar de fora.

 

Vou apresentar os alimentos que surpreendentemente são melhores quando os tiramos do frigorífico:

1. Ovos

Já reparou que no supermercado os ovos não estão refrigerados? Igualmente também em casa não precisa de mantê-los no frigorífico. A forma como os ovos que compramos são processados faz com que não corram o risco de desenvolver salmonela à temperatura ambiente.

2. Manteiga

Um dos alimentos mais discutidos na questão “armazenamento” é a manteiga. Devemos mantê-la dentro ou fora do frigorífico?

 

Tal como acontece com muitos debates culinários, não há uma resposta definitiva para esta questão. De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA, deve armazenar a manteiga na sua embalagem no frigorífico e passá-la para fora apenas 10 a 15 minutos antes de usá-la.

 

Apesar de ser um subproduto lácteo, a manteiga pode igualmente ser guardada à temperatura ambiente sem que isso afecte significativamente a sua longevidade.

 

Se não usar a manteiga com muita regularidade e desejar conserva-la por um maior período de tempo, mantenha a embalagem no frigorífico e vá retirando para uma manteigueira pequenos pedaços à medida que for consumindo.

3. Mel

O mel é dos alimentos com maior longevidade quer refrigerado quer à temperatura ambiente. Neste caso, colocar o mel no frigorífico acaba por ser contra producente pois faz com que ganhe cristais sólidos mais difíceis de dissolver.

4. Bolos

A maioria dos bolos quando colocados no frigorífico seca mais rapidamente. Os bolos sem recheio ou apenas com cobertura de açúcar podem ser guardados em tupperwares ou caixas herméticas à temperatura ambiente por cerca de 3 dias sem se estragarem e mantendo a sua humidade. Para preservar bolos durante mais tempo pode também colocá-los no congelador.

5. Abacate

Se comprar abacates maduros e não quiser consumi-los de imediato, não deve colocá-los no frigorífico para “aguentarem mais tempo”. Opte por conservá-los num lugar fresco, com pouca luz. Se colocar os abacates no frigorífico, estes vão ficar negros e duros como uma pedra.

6. Banana

Tal como abacate, só se devem colocar bananas maduras no frigorífico. O frio inibe o processo de amadurecimento da banana e se elas forem colocadas muito verdes acabam por se estragar sem atingir o grau de amadurecimento ideal.

7. Melão

Para que o melão se mantenha doce e saboroso ele só deve ser colocado no frigorífico depois de aberto.

8. Tomate

O tomate perde todo o seu sabor no frigorífico.

 

O ar frio do frigorífico interrompe o processo de amadurecimento que é precisamente o que dá ao tomate mais sabor. O frigorífico também altera a textura do tomate. De acordo com Harold McGee no livro “On Food and Cooking”, a temperatura fria rompe as membranas no interior dos frutos, deixando-os“farinhentos”. Mantenha os seus tomates numa tigela ou cesta em cima do balcão da cozinha.

9. Manjericão

O Manjericão murcha mais rapidamente se deixado no frigorífico e também absorve todos os cheiros das comidas à sua volta. É melhor guardá-lo fora, num copo de água fresca, como uma flor recém-cortada. Se deseja armazenar manjericão por longo tempo, é recomendável fervê-lo e congelá-lo.

10. Batatas

Guardar batata na temperatura fria do frigorífico vai transformar o amido em açúcar mais rapidamente, de modo que vai ficar com uma batata doce e dura. Em vez de colocar as batatas no frigorífico, guarde-as num saco de papel num local fresco, mas não frio. Sacos de papel funcionam melhor do que os de plástico porque deixam a batata respirar melhor, não apodrecendo tão rápido. Tudo isto vale para a batata-doce também.

11. Cebolas

Se guardar as cebolas no frigorífico, a humidade acabará por deixá-las macias e a cheirar a mofo. Mantenha as cebolas num lugar fresco e seco. Vale a pena mencionar que cebolas devem ser mantidas separadas das batatas; quando armazenadas em conjunto, ambas se deterioram mais rapidamente.

12. Alho

Quando coloca os alhos no frigorífico, eles vão começar a secar. Para evitar que isso aconteça, armazene-os num saco num lugar fresco e seco.

13. Pão

O pão no frigorífico seca rapidamente e fica rijo. É preferível guardá-lo num saco de pano para evitar que fique duro. Se não o consumir nos dias seguintes à compra, a melhor opção é cortá-lo em fatias, envolvê-lo em papel plástico para conservar a sua humidade e congelá-lo. Quando o retirar do congelador deve deixá-lo descongelar antes de o comer.

14. Azeite

Deve armazenar o azeite num local fresco e escuro, mas não no frigorífico, onde irá condensar e adquirir uma consistência dura, quase como a da manteiga.

15. Café

Se deixar café no frigorífico, vai perder o sabor e assumir alguns dos odores de outros alimentos no local. Deve armazenar café num local fresco e escuro, onde irá manter o sabor e a frescura. A luz e o calor são “os principais inimigos do café.”

16. Frutas tropicais: abacaxi, banana, papaia

As baixas temperaturas anulam as enzimas que permitem que as frutas tropicais como o abacaxi, a banana e a papaia amadureçam. O frio faz com que sua polpa fique mole e que a sua pele fique negra. Segundo o especialista em nutrição McGee, esses frutos estão habituados a temperaturas mais altas, por isso não é aconselhável armazená-los a temperaturas abaixo dos 10 °C.

17. Chocolate

Quantas vezes colocaram um chocolate no frigorífico para que este não derretesse com o calor? Um dos alimentos que mais dúvidas podem levantar sobre a conveniência de colocá-lo ou não no frigorífico é o chocolate. No entanto, os especialistas são muito claros, o chocolate não deve ser colocado no frigorífico, a não ser que tenha recheio de leite ou esteja muito calor.

 

O frio faz com que o chocolate ganhe uma espécie de revestimento branco, o que significa que há alteração do seu sabor e textura. O ideal é comprar um chocolate e consumi-lo nos dois ou três dias seguintes à compra.

 

As tabletes de chocolate que não foram abertas podem ser armazenados a uma temperatura ambiente, longe do calor, de mudanças de temperatura bruscas e da humidade. O chocolate preto pode durar até um ano e o chocolate de leite até seis meses. Depois de aberta, a tablete de chocolate deve ser condicionada em papel de alumínio.

18. Molho picante

Os molhos avinagrados como o piri-piri aguentam até 3 anos fora do frigorífico. O frio do frigorífico pode até ser prejudicial à textura e sabor do molho.

19. Condimentos

Ketchup e mostarda podem aguentar até um mês à temperatura natural fora do frigorífico.