A importância da atividade física para a saúde: do corpo e da mente

21/06/2021
ATIVIDADE FISICA SAUDE 21.6

A atividade física regular assume-se com um dos pilares essenciais para a boa saúde. Os dados da ciência, indicam que a prática regular de uma atividade física moderada pode reduzir, em cerca de 30%, o risco de morte prematura.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, Atividade Física refere-se a todo o movimento do corpo que promove um gasto energético acima dos valores de repouso, como por exemplo caminhar, andar de bicicleta, subir escadas, arrumar a casa, passear o cão, brincar ativamente com os filhos e netos, entre outras.

Já exercício físico compreende todas as atividades físicas que são realizadas de forma estruturada e planeada, com vista a um objetivo. Ou seja, o exercício físico irá nos permitir realizar a DOSE adequada de atividade física. A dose compreende a intensidade, duração, frequência e tipo de exercícios mais adequados a cada um, de forma a promover adaptações físicas benéficas para que efetivamente usufruamos dos benefícios de ser fisicamente ativos.

Ser fisicamente ativo, bem como manter uma alimentação equilibrada e adequada às nossas necessidades, reduz o risco de mortalidade prematura, para além de reduzir a incidência de doenças consideradas crónicas, como obesidade, diabetes tipo II, certos tipos de cancro (como por exemplo mama, próstata, colon, útero…), diabetes e doenças cardiovasculares. Ou seja, quanto menos sedentários (menos tempo na posição sentada, deitada ou reclinada) formos, maior a probabilidade de termos uma vida longa e com qualidade.

Para além dos benefícios físicos, existem evidências robustas dos benefícios em termos emocionais e psicológicos da prática regular de atividade física. A prática de atividade física diária, de pelo menos 30 minutos, a uma intensidade moderada ou elevada, está associada a uma diminuição do stress e ansiedade, isto porque a realização de atividade física e exercício físico promove alterações bioquímicas benéficas do organismo. O corpo segrega uma substância, a endorfina, que tem um efeito ansiolítico que diminui consideravelmente o stress ou a ansiedade.

Quando realizado na dose certa, com as progressões adequadas, o exercício físico irá promover diversos benefícios, quer físicos, quer psicológicos, quer emocionais. O exercício desempenha um papel de coadjuvante terapêutico de diversas doenças, contribuindo amplamente para uma melhoria do bem-estar geral, limitação das consequências funcionais da doença, melhoria da qualidade de vida, do movimento corporal e autonomia.

Se sente que devia ser mais ativo, mas ainda tem algumas dúvidas para esclarecer como por exemplo como iniciar a sua atividade física, se nunca gostou de praticar exercício físico como vai conseguir manter uma rotina de treino, qual o exercício físico mais adequado para si, se faz exercício na dose certa… recomendamos que procure um profissional da área do exercício físico, realize uma avaliação física inicial e inicie esta nova fase com orientação, apoio e motivação.

Mais movimento, é mais saúde!

Bons treinos!