Acne e Alimentação: Que relação?

18/07/2022
Acne e Alimentacao

A acne é uma doença de pele, bastante frequente na adolescência e caracterizada pelo aumento de secreção de sebo pelas glândulas sebáceas. Embora não seja considerada uma patologia grave, pode causar consequências marcantes, especialmente ao nível da autoestima. As principais causas associadas são a predisposição genética e também fatores hormonais, existindo outros fatores externos como o stress, alguns fármacos, exposição solar ou mesmo a alimentação.

Relativamente ao consumo alimentar, apesar de ainda serem necessários mais estudos, sabe-se que existe um importante contributo de algum tipo de alimentos no aparecimento dos sintomas. Uma vez que esta doença se encontra relacionada com os níveis de oleosidade e de inflamação, sabemos que existem determinados alimentos que podem ajudar ou prejudicar nesta condição.
Assim sendo, que alimentos devem ser privilegiados ou evitados para atenuar as manifestações de acne?

Alimentos a privilegiar:

Sobretudo alimentos com função antioxidante, que ajude a diminuir os níveis de inflamação. Além disso, alguns nutrientes auxiliam nos processos de reparação e cicatrização da pele.

– Fontes de Ómega 3 – Os ácidos gordos ómega 3 contribuem para diminuição dos mediadores inflamatórios, muito frequentes na acne. Encontra-se presente nos peixes gordos, como o salmão, a sardinha, o atum ou a cavala ou nos frutos oleaginosos (principalmente as nozes);

– Hortícolas – Pela sua riqueza em antioxidantes e com um importante papel no combate aos radicais livres (que causam inflamação), os hortícolas devem estar sempre na base de uma alimentação equilibrada. O ideal será incluí-los não só na sopa, mas também no prato principal;

– Frutas ricas em vitamina C – Esta vitamina, além de ter um papel antioxidante, é importante nos processos de cicatrização da pele. Laranja, quivi, ameixa, morango, framboesa ou mirtilo são bons exemplos de frutos bastante ricos nesta vitamina.

Alimentos a evitar:

Alimentos ricos em gorduras saturadas, algum tipo de proteínas, açúcares de adição e todo o tipo de alimentos processados:

– Açúcares – Vários estudos demonstraram que uma baixa carga glicémica parece atenuar as manifestações do acne. Isto significa que se devem evitar todo o tipo de alimentos mais ricos em açúcares de adição (chocolates, bolos, bolachas, cereais açucarados, sumos/refrigerantes, mel e todo o tipo de açúcares de mesa);

– Gorduras saturadas – Presentes nas carnes vermelhas, na pele do frango, leites ou queijos gordos. Remover tudo o que sejam peles e gorduras das carnes e dar preferência às carnes brancas e ao pescado é a estratégia mais adequada;

Alimentos processados – Estes alimentos possuem, por norma, bastantes aditivos (corantes, conservantes ou emulsionantes) e é frequente serem também fontes de gorduras saturadas ou açúcares. Seguem-se alguns exemplos: refeições pré-preparadas, salsichas, hambúrgueres, alheiras, bolachas e biscoitos e alguns cereais de pequeno-almoço.

– Laticínios – As proteínas dos produtos lácteos parecem contribuir para um aumento dos níveis de insulina (tal como os açúcares) e, portanto, será prudente moderar o consumo de leite e derivados. Importa mencionar que, neste grupo em específico, tal não significa a exclusão total destes alimentos, mas sim uma moderação e optar sempre por laticínios magros e sem adição de açúcares. Deve-se ter também em conta a manutenção do consumo de níveis adequados de cálcio (presente em vegetais de cor verde escura ou alguns alimentos fortificados como as bebidas vegetais, sem adição de açúcar) e de vitamina D (presente em óleo de peixe ou suplementos).

 

Juliana Guimarães, 3195N
Nutricionista Solinca Classic Guimarães