Loading...

Alimentos de verão

29.07.2020 0

Com a chegada do verão e mesmo em situações atípicas como a que estamos a viver, devemos ter um cuidado redobrado no que diz respeito ao consumo de água, assim como de alimentos que na sua composição contenham maior teor em água, visto que o nosso corpo é composto essencialmente por água, cerca de 60 – 70%.

Quando falamos em consumo de água a literatura parece ser clara – a ingestão de 1,5l – 3l de água/dia – numa altura em que as temperaturas são mais altas, e em que existe maior perda de água por suor, urina etc.

No que diz respeitos a alimentos a prevalecer nesta época, vamos destacar as frutas e os produtos hortícolas, sobretudo aqueles que a sua composição é em grande parte água, dando destaque aos seguintes – rabanete, pepino, chicória, aipo, curgete, cebola, melancia, nabo,  tomate, espargos, pimento, abobora, alface, cogumelos, beringela, meloa, cenoura, couve, espinafres, agrião, brócolos, alho francês, apresentando cerca de 90 – 95% de água na sua composição.

Alimentos como o morango, as vagens de ervilhas, o leite, a couve roxa, o limão, o feijão-verde, a couve-flor, as ameixas, as nectarinas, a papaia, e o iogurte sólido contêm entre 88 – 91% de água.

No global, as frutas e vegetais contêm sempre mais de 70% de água. A banana é das frutas com menor teor em água ≈ 72%.

Podemos também falar nos alimentos ricos em Vitamina C, pois sabemos que esta vitamina é um potente antioxidante, associada à prevenção de danos celulares, tornando-se um agente protetor quando sabemos que a exposição ao sol nesta altura é maior.

Sabemos que alimentos como a salsa, couve-galega crua, espinafres, agrião, kiwi, papaia, laranja, limão, morangos, toranja, clementina, são alguns dos exemplos de alimentos que contêm na sua composição vitamina C. Esse teor pode variar entre 25 – 220mg/ 100g, consoante o alimento em causa.

Quando falamos em Vitamina A, falamos especificamente em pró-vitamina A, e sabemos também que se trata de um antioxidante essencial para a renovação celular, e para o crescimento de nova pele. Está também envolvida na produção de melanina – pigmento da pele, promovendo um bronzeado mais uniforme e duradouro. Destacando-se para este efeito os seguintes vegetais, legumes e frutas: couves, agrião, grelos, espinafres, brócolos, tomate, cenoura e manga.

Em suma, um consumo de água adequado ter uma alimentação diversificada em frutas, legumes e vegetais, parece ser o ideal para uma boa hidratação e também como proteção celular numa altura de maior exposição solar. Devem evitar-se alimentos processados, ricos em gorduras (trans) e açúcares pois estes contribuem para a desidratação, produção de mais toxinas e são pobres em vitaminas antioxidantes e minerais. É importante não nos esquecermos que hábitos alimentares saudáveis devem ser mantidos de uma forma constante e diária e não apenas quando se aproxima a época x ou y.

Nutricionista Rossana Rosa (3236N)