Efeitos do Treino de Força nos Idosos

04/04/2022
efeitos do treino de forca nos idosos

Todos sabemos que, os treinos para idosos fazem muito bem a saúde dos mesmos e os estudos comprovam exatamente isso. O treino de resistência em idosos aumenta significativamente a massa muscular, força e potência, reduz a dificuldade de realizar tarefas diárias, aumenta o gasto energético e a composição corporal, e promove a participação na atividade física espontânea além do treinamento de exercícios regimentados. (Gary R. Hunter, 2004)

Num país como o nosso, em que a média de idade está em 45.2 (Eurostat, 2020), e onde temos cerca de 21,8%(cerca de 2 244 225) com idade igual ou superior a 65 anos (INE, 2019), devemos olhar para essa população específica de forma mais cautelosa, para proporcionar melhor qualidade de vida.

Cada pessoa responde de forma específica ao estímulo que é dado no seu treino e suas adaptações benéficas também. No entanto, não existe consenso para o programa de treino ideal. Para consolidar ainda mais estas variações e adaptações, quanto a predisposição genética, nível de treino, experiência, idade e sexo, provavelmente influenciam os resultados do treino ideal.

Assim partilhamos, quais os benefícios da atividade física para idosos de acordo com Organização Mundial de Saúde (WHO, 2020).

No geral, fortes evidências demonstram que, idosos fisicamente ativos:

  • têm taxas mais baixas de mortalidade por todas as causas, doença cardíaca coronariana, pressão alta, derrame, diabetes tipo 2, câncer de cólon e câncer de mama, maior nível de aptidão cardiorrespiratória e muscular, massa corporal e composição mais saudáveis;
  • têm um perfil biomarcador mais favorável para a prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e o aprimoramento da saúde óssea
  • Exibem níveis mais altos de saúde funcional, com menor risco de limitações funcionais, moderadas e graves, limitações de função proporcionando uma melhor qualidade de vida durante este período.

Recomenda-se assim, nos adultos acima de 65 anos, uma prática de treino de força 3 vezes por semana (WHO, 2020).

Então chegamos a conclusão de que, independente da idade, mas focando no tema, será importante para todos praticarem exercício físico de forma regular. Mesmo em situações complicadas que vivemos na sociedade atual, devemos manter no mínimo um estímulo de treino organizado e orientado por profissionais competentes, para sermos específicos de caso para caso. Pois não existe o “melhor” treino, mas sim o treino que foi planeado e desenhado para cada um, com suas especificidades.

Marcos Schmidt

Personal Trainer Solinca Classic Gaia