Loading...

Importância do brincar e do joga para a criança

28.01.2019 0

Brincar é uma atividade natural, espontânea e completamente necessária para a criança, sendo uma peça fundamental na sua formação e construção do seu mundo. A criança brinca porque gosta e sente prazer. A brincadeira permite que a criança entenda os seus sentimentos, sendo um importante meio para aprender a lidar com situações novas. Uma criança que brinca livremente, está a explorar o mundo que a rodeia, comunicando ideias, sentimentos, fantasias, estabelecendo o intercâmbio entre o real e o imaginário.

O adulto deve permitir um tempo e espaço para a brincadeira, oferecendo condições para que as crianças possam brincar livremente, num local seguro e com brinquedos ou objetos capazes de desafiar a sua criatividade e imaginação.

Desta forma o jogo e o brincar devem ser vistas como uma estratégia utilizada pelo professor, tendo um lugar de destaque no planeamento pedagógico. Atualmente os professores recorrem ao jogo e brincadeira como meio de desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, pois consideram que contribui significativamente para a sua formação integral, permitindo a construção da sua identidade, da sua imagem e do mundo que a rodeia. Permite ainda a vivência de situações reais ou imaginárias, propondo desafios e instigando a criança na procura de soluções para as situações apresentadas durante o jogo, levando-a a raciocinar, trocar ideias e tomar decisões.

As atividades mais lúdicas escolhidas pelos professores devem incentivar a diversão e aprendizagem, possibilitando ainda a convivência social, o conhecimento do outro e o respeito pela diferença.