O Exercício Físico e as Doenças Cardiovasculares

15/05/2023
O Exercicio Fisico e as Doencas Cardiovasculares

O exercício físico tem demonstrado ser aliado no tratamento e prevenção das doenças cardiovascular. Estas doenças que, atualmente em Portugal, são consideradas como a principal causa de morte, contribuindo assim para um terço da mortalidade no nosso país, podem, em muitos dos casos, ser prevenidas e controladas através da adoção de um estilo de vida mais saudável e activo.

A pratica do exercício físico, que irá melhorar em todos níveis o ser humano (físico, mental e emocional), tem uma contribuição fantástica para o desempenho do sistema cardiovascular. O treino aeróbio controlado irá potenciar um melhor desempenho da função cardíaca, quer na circulação pulmonar (a que leva o sangue do coração aos pulmões e dos pulmões ao coração), quer na circulação sistémica (a responsável por levar o sangue a todos os tecidos do organismo).

Então, de forma a prevenir e combater qualquer tipo de doença cardiovascular, podemos e devemos aliar-nos a uma prática do exercício físico regular, supervisionada e recomendada pela equipa médico clinica que o segue.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda para a população adulta, uma prática de atividade física de pelo menos 150 a 300 minutos semanais, de atividade física moderada ou pelo menos 75 a 150 minutos de actividade física vigorosa.  Por actividade física compreende-se todo o movimento que pressupõe um desgaste calórico superior ao gasto em repouso (posição sentado, reclinado ou deitado).

Considerando os 150 minutos semanais recomendados, sugerimos duas formas para conseguir cumprir esta recomendação: 30 minutos por dia, durante 5 vezes por semana; ou então 3 vezes por semana 50 minutos.

Para quem já não pratica exercício físico há mais de 1 ano recomendamos que inicie e mantenha durante uma fase inicial uma intensidade de treino leve, e para quem já é considerado um individuo fisicamente ativo (faz atividade física pelo menos de 30 minutos, 3 vezes por semana há 6 meses), recomendamos que alcance uma intensidade moderada.

Benefícios adicionais serão alcançados, de acordo com as recomendações da OMS e Direcção geral de saúde (DGS), com a realização de pelo menos, 2x por semana de exercícios de fortalecimento muscular e também redução dos períodos de tempo sedentário (parados).  Neste sentido, podemos separar por dias, os treinos aeróbios e os treinos de força; e/ou conjugar no mesmo dia treino de aeróbio com treino de força.

Devemos também estar atentos aos sinais do nosso corpo ao longo do dia, quer seja durante os momentos recomendados de atividade física semanal, quer seja durante os períodos de repouso. Esteja sempre atento aos sintomas de doenças cardiovasculares tais como dores no peito, falta de ar, desmaios e “pernas inchadas”. Neste caso procure sempre assistência medica e conselhos para iniciar a pratica de exercício físico. Caso já esteja diagnosticado ou até mesmo em situações como hipertensão, obesidade e diabetes, não evite fazer exercício. Procure ajuda com um profissional do exercício físico qualificado, sempre sob o aconselho médico.

Jorge Reis, Personal Trainer do Solinca Rio Tinto

Referências:

Diretrizes da OMS para atividade física e comportamento sedentário: num piscar de olhos [WHO guidelines on physical activity and sedentary behavior: at a glance]

ISBN 978-65-00-15021-6 (versão digital)

ISBN 978-65-00-15064-3 (versão impressa)