O que é importante na leitura dos rótulos alimentares?

08/05/2023
leitura dos rotulos alimentares

Atualmente a alimentação é reconhecida como um dos principais determinantes de saúde. Uma alimentação saudável é uma alimentação completa, variada e equilibrada. No entanto, nos dias de hoje, não basta conhecermos os nutrientes que compõem os alimentos, é importante saber a melhor maneira de escolher o que vamos consumir, sendo a leitura dos rótulos um grande aliado.

O que é importante na leitura dos rótulos?

Devemos focar grande parte da atenção na lista de ingredientes, alergénios e informação nutricional.

Como podemos fazer a interpretação da informação?

No que diz respeito à lista de ingredientes, esta é elaborada de forma decrescente, ou seja, os ingredientes que aparecem primeiro são os que se encontram em maior quantidade. Os ingredientes que provocam alergias ou intolerâncias alimentares são apresentados com uma grafia diferente dos restantes (normalmente a negrito). Um indicador de boa escolha alimentar é uma lista de ingredientes o mais reduzida possível.

Relativamente à informação nutricional, é obrigatório que seja apresentado o valor energético, em Kcal e Kj, lípidos e lípidos saturados, hidratos de carbono e açúcares, proteínas e sal.

O valor energético corresponde à quantidade de energia que os hidratos de carbono, proteínas e gordura de uma determinada porção fornece. A alegação de que o alimento é de baixo valor energético só de ser feita caso o produto não contenha mais de 40kcal/100g ou 20kcal/100ml.

Os lípidos são responsáveis pela regulação da temperatura corporal e funcionam como reserva energética para situações de emergência. Correspondem à quantidade de gordura que está presente numa porção do alimento. A alegação de que o alimento apresenta baixo teor de gordura só de ser feita caso o produto não contenha mais de 3g/100g ou 1,5g/100ml.

Os hidratos de carbono têm como principal função fornecer energia. A quantidade de açúcar é também mencionada, e qualquer designação com a terminação “ose” corresponde a um açúcar. Uma alegação de que um alimento é de baixo teor de açúcares só pode ser feita quando o produto não contiver mais de 5g/100 g ou 2,5 g/100 ml.

As proteínas são componentes dos alimentos necessárias para o desenvolvimento, crescimento e manutenção dos órgãos. Por norma a sua presença será um indicador positivo.

O sal Constituído por sódio (Na) e cloro (Cl), é a principal fonte de sódio (90% na nossa alimentação). Uma alegação de que um alimento é de baixo teor de sódio/sal só pode ser feita quando o produto não apresentar mais de 0,12 g de sódio, ou o valor equivalente de sal, por 100 g ou 100 ml. Para saber a quantidade de sal quando o valor apresentado é em sódio, bata multiplicar por 2,5.

Saber ler a informação que está presente nos rótulos leva a escolhas alimentares mais equilibradas. Mas é igualmente importante que se lembre que os melhores alimentos são aqueles que não têm rótulo, porque simplesmente não precisam deles.

Serviço de Nutrição Solinca