Loading...

Principais fontes de proteína animal e vegetal

13.05.2020 0

A proteína é uma macromolécula constituída por cadeias de aminoácidos. Um dos papeis fundamentais da proteína no nosso organismo é a construção dos nossos tecidos, como os nossos músculos. Também fazem parte de hormonas e enzimas.

Os aminoácidos presentes numa proteína podem ser classificados como aminoácidos essenciais e não essenciais, sendo que os essenciais são aminoácidos que não somos capazes de sintetizar e teremos que obter através da alimentação.

As fontes de proteína alimentar podem ser de origem animal e origem vegetal.

A proteína de origem animal encontra-se em todo o tipo de carne, peixe, ovos, atum e enlatados de pescado, marisco e moluscos como camarão, caranguejo e mexilhão, leite, queijo e iogurtes. Estes alimentos são fontes de proteína de alto valor biológico, ou seja, apresentam uma completa cadeia de aminoácidos essenciais.

A proteína de origem vegetal encontra-se principalmente nas leguminosas como a lentilha, grão-de-bico, feijão, soja, ervilhas, e alguns cereais como a quinoa, o bulgur, trigo sarraceno e o arroz. Estas fontes de proteína são denominadas de baixo valor biológico, pois não apresentam todos os aminoácidos essenciais. Para combater a falta de aminoácidos, a solução passa por combinar estes alimentos, e assim conseguimos completar os aminoácidos necessários, isto quando não consumimos produtos de origem animal. Por exemplo combinar as lentilhas com o trigo sarraceno ou quinoa e arroz com feijão, uma combinação típica do povo brasileiro.

As oleaginosas também são fontes vegetais de proteína. Estes alimentos comparados com os de origem animal apresentam uma quantidade mais reduzida por 100 gramas, pois apresentam mais lípidos na sua composição.

Nutricionista Adriana Marçal (2983N)