Loading...

Será que vale a pena começar a praticar exercício físico quando há um maior risco de adoecer?

30.11.2020 0

Perante a situação atual será expectável que os níveis de actividade física e de exercício físico sejam mais baixos, no entanto sabemos que a prática de exercício físico tem vindo a ganhar destaque para população, pois esta tem um grande impacto no sistema imunológico.

Diante desta situação, onde os níveis de inactividade física são maiores, coloca-se uma grande questão: Será que para as pessoas que são sedentárias valeria a pena começar a praticar exercício físico? Para responder a esta pergunta, vamos focar num estudo que analisa o impacto da actividade física na função imunológica (Nieman et al., 1993). Neste estudo foram comparados três grupos de pessoas, com uma média de idade acima dos 70 anos, sendo importante realçar o facto de o estudo ter sido realizado em pessoas idosas, pois são considerados um grupo de risco. Este foi realizado no outono, uma altura do ano onde há mais probabilidade de adoecer.

O primeiro grupo tinha um elevado nível de aptidão física, o segundo grupo era inicialmente sedentário e passou a realizar caminhadas e o terceiro grupo também era inicialmente sedentário, mas passou a realizar alongamentos. Verificou-se uma maior a taxa de adoecimento (50%) no terceiro grupo (sedentários que iniciou pratica de alongamentos), enquanto o primeiro grupo (elevado nível de aptidão física) apresentou a menor taxa de adoecimento (8%). Será que valeu a pena iniciar o exercício físico durante este período crítico? Como se pode observar, a resposta é sim, pois no grupo em que os idosos iniciaram a pratica de caminhada a taxa de adoecimento foi de apenas 21%, menos de metade das que apenas realizaram alongamentos.

Em primeiro lugar, isto reforça que ser fisicamente ativo e apto dificulta o aparecimento de doenças, mesmo para pessoas vulneráveis ou que não estejam habituadas à prática de exercício físico. Em segundo, revela que iniciar actividade física é uma óptima opção para aumentar as defesas do organismo contra o adoecimento.

Mantenha-se activo, mantenha-se saudável!

Bons treinos!

Fonte:

Nieman, D. C., Henson, D. A., Gusewitch, G. A. R. Y., Warren, B. J., Dotson, R. C., Butterworth, D. E., & Nehlsen-Cannarella, S. L. (1993). Physical activity and immune function in elderly women. Medicine and science in sports and exercise25(7), 823-831.