Loading...

Sumos de fruta, néctares ou peça fruta?

02.06.2021 0

Comer uma peça de fruta inteira é igual a beber um copo de sumo de fruta natural ou néctar? Vamos já responder que não!

Vamos descobrir porquê?

Em termos nutricionais as frutas são compostas maioritariamente por água, açúcares simples como glicose e frutose, vitaminas, minerais e fibra.

Já a designação de “sumos de fruta” é um pouco mais complexa.  Chamamos “sumo de fruta” quando:

O produto é obtido a partir da parte comestível de frutas, sãs e maduras, frescas, refrigeradas ou congeladas. O sumo deverá ter a cor, aromas e gosto característicos da fruta de onde provém;

Ao produto que se obtém quando se junta água e o produto concentrado de fruta. Este concentrado consiste num sumo de fruta(s) em que parte do teor de água original foi eliminado;

Quando ao sumo se junta o polme da fruta (que é obtido, por exemplo, através da trituração da parte comestível de frutos inteiros ou descascados, sem eliminação do sumo).

Por sua vez, os néctares de fruta são obtidos através da adição de água aos sumos. O néctar poderá ainda ter adição de açúcares e/ou mel, embora nem todos os néctares contenham estes ingredientes.

Um dos principais argumentos a favor do sumo de fruta natural será o facto de ser uma boa fonte de nutrientes antioxidantes, principalmente para pessoas que não consomem fruta sob a sua forma fresca. No entanto, é importante considerar que um sumo de fruta natural é normalmente feito com duas ou três peças de fruta, ou seja o seu valor calórico também duplica ou triplica! Nos casos dos néctares que tenham adição açúcar ou mel as suas calorias são ainda mais.

Contudo, não só as calorias são importantes. Interessa também referir que uma das lacunas dos sumos de frutas é a falta de fibra. A fibra tem várias funções de entre as quais ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, evitando uma subida abrupta da glicose sanguínea. Tendo em conta que a maior parte da fibra será removida quando a fruta passa a sumo é de realçar que a absorção do açúcar será mais rápida.

Assim, deve ter sempre estes fatores em linha de conta na sua decisão quando for optar entre fruta fresca, sumos de fruta ou néctares, pois dependendo do seu objetivo (perda de peso, aumento de peso, pessoa diabética…) poderá ter muita influência principalmente se o fizer de forma frequente.

Se ainda tiver dúvidas em relação a este tema contacte o seu Nutricionista!

Serviço Nutrição Solinca Classic