Serviços

Natação

A Natação é um dos desporto mais completos, sendo uma actividade divertida, desafiadora e adaptada a várias faixas etárias. Sendo assim a Solinca dispõe de aulas de natação para crianças, aulas de natação para adultos e aulas de natação individual.

Benefícios

Natação

A SOLINCA possui aulas de natação para crianças onde o desenvolvimento e aprendizagem da modalidade, estarão sempre a par do crescimento maturacional da criança, pelo que definimos níveis de aprendizagem com objectivos específicos muito bem delineados que acompanham todos estes factores. Sendo assim a escola de natação da solinca apresenta os seguintes níveis:

 

Bebés: dos 4 meses aos 3 anos – nestas aulas os bebés serão acompanhados permanentemente por um adulto favorecendo o vínculo afectivo entre bebé e progenitor (a). Visa o desenvolvimento afectivo, cognitivo e psicomotor, criando sensação de bem-estar no meio aquático.

Nível C1 – Promoção da adaptação ao meio aquático (AMA), para crianças a partir dos 3 anos.

Nível C1+  – Iniciação da aprendizagem das técnicas alternadas: crol e costas

Nível C2 – Consolidação das técnicas alternadas e introdução da técnica de bruços

Nível C3 – Consolidação das técnicas alternadas e da técnica de bruços e introdução da mariposa

Nível PC – Consolidação das técnicas alternadas e técnicas simultâneas (bruços e mariposa)

Temos também aulas de natação para adultos (a partir dos 16 anos), que se encontram também divididas por níveis:

 

Nível de Aprendizagem – (AMA e aprendizagem rudimentar das técnicas de nado)

Nível de Aperfeiçoamento – (aperfeiçoamento das diferentes técnicas de nado)

Nível Avançado – (consolidação das técnicas de nado)

As férias de Verão são para muitos dias de descanso e para outros de muita preocupação, daí a importância da realização destes cursos. Estes consistem na execução de uma série de aulas (consoante o número de semanas escolhidas), que visam melhorar as habilidades aquáticas (adaptação ao meio aquático ou aperfeiçoamento das técnicas de nado), tornando as férias mais divertidas.

"*" indica campos obrigatórios

Últimos artigos

gorduras saudaveis

Gorduras Saudáveis, será que existem?

Para assinalar a data – 16 de Outubro – Dia Mundial da Alimentação, vamos abordar um nutriente que tanta gente evita quando pretende perder peso: a gordura, ou melhor, os lípidos! Será que devemos abolir o seu consumo só porque cada grama apresenta 9 kcal? De facto a gordura desempenha funções vitais, importantes no nosso organismo, tais como, função energética através do tecido adiposo, funciona como uma reserva de energia, contribui para a produção de hormonas esteróides como por exemplo a testosterona, que promove o aumento de massa muscular, melhora ainda a absorção de vitaminas lipossolúveis (A,D,E,K). Além disso proporciona saciedade, influencia no tempo e/ou na qualidade da digestão e da absorção de alimentos e nutrientes.   A Dose Diária Recomendada é de 20-35% do Valor Energético Total do dia, ou seja precisamos sempre dela, contudo, a escolha do tipo de gordura a consumir é essencial. É neste ponto que surge a recomendação de gorduras insaturadas (ácidos gordos monoinsaturados ou polinsaturados), que são consideradas saudáveis pois ajudam na redução do mau colesterol (LDL), dos triglicerídeos, bem como, a manter o colesterol bom elevado (HDL).   São exemplo de ácidos gordos monoinsaturados o azeite e o abacate. Dos ácidos gordos polinsaturados ricos em ómega 3 fazem parte a sardinha, cavala, salmão selvagem, a linhaça e as nozes. Contudo a absorção do ómega 3 presente nos alimentos de origem animal é bastante superior, pois nas nozes ou sementes os ácidos gordos ómega 3 ainda têm que se converter num outro formato, sendo essa taxa de conversão extremamente baixa. Dos ácidos gordos polinsaturados ricos em ómega 6 são exemplos as sementes de girassol, o amendoim, o ovo e o salmão de aquacultura.   Em suma, apesar das gorduras insaturadas serem benéficas em relação às saturadas, ou às gorduras tipo trans (falaremos delas mais detalhadamente num outro artigo), elas não deixam de ser gorduras e de conter um valor calórico elevado, daí que devem ser consumidas com moderação, especialmente se o objetivo passar pela perda de peso. Um Nutricionista será quem melhor o poderá orientar acerca da dose ideal no seu dia alimentar, mas não se esqueça, deve incluí-las no seu dia-a-dia independentemente do seu objetivo!

Ler mais
karate

Treinar é divertido – Atividades de Fitness para crianças

Atualmente as crianças praticam menos exercício físico quando comparamos com o passado. Antigamente as crianças passavam mais tempo a brincar em espaços exteriores, jogavam mais futebol, andavam mais frequentemente de bicicleta, skate, jogavam à macaca e ao elástico, etc… Atualmente vemos as crianças mais “agarradas” aos computadores, telemóveis, tablets ou TV = sedentarismo.   Perante esta realidade, surgem as atividades de fitness para crianças que visam combater a tendência mundial de obesidade infantil. O exercício físico promove o desenvolvimento motor (melhoria das capacidades condicionais e coordenativas), intelectual e psicológico (superação de desafios, estratégias para resolução de problemas, aumento da auto-estima, etc.) e social (capacidade de se relacionar com outras crianças e aceitar as diferenças – aquisição de regras sociais e comportamentais). Para além de possibilitar a libertação do stress do dia-a-dia, permite ainda o controlo do peso, possibilitando o desenvolvimento harmonioso e global da criança. As atividades físicas realizadas com crianças devem ter como base a componente lúdica e recreativa. É muito frequente a utilização de jogos, de atividades com música, de exercícios que incentivem a imaginação e criatividade e a utilização de material/equipamento diferenciado, colorido e atrativo.   As atividades que realizamos na Solinca para os mais pequenos são divertidas e diversificadas:   Artes marciais que visam o desenvolvimento da concentração, equilíbrio, flexibilidade e autoconhecimento. Bootcamp Kids e Cross Júnior permitem melhorar as capacidades motoras básicas, bem como a promoção do espirito de grupo. Estas atividades têm uma componente de treino muito lúdica onde o principal objetivo e “treinar como um adulto e brincar como uma criança”. All Dance; hip hop Kids, Zumba Kids, dance Kids trabalham a consciencialização e expressão corporal, o ritmo, a destreza e agilidade, promovendo ainda a componente sócio-afetiva.      Sendo assim, para que os pais possam então desfrutar dos tão esperados dias de descanso em segurança, e sem preocupações a SOLINCA tem em todos os Clubes os CIN a decorrer desde Junho a Setembro. Inscreve as crianças nos nossos CIN e vá de férias descansado.   Para mais informações visite o nosso site ou solicite condições através do seguinte email: natacao@solinca.pt

Ler mais
sitting2

Sentar para descansar?

Já lá vai o tempo que sentar numa cadeira servia de descanso, depois de um dia de trabalho. A industrialização e a evolução da tecnologia permitem-nos poupar-nos a esforços físicos como não acontecia há 30 anos atrás. Desta forma, os empregos modernos são caracterizados por menor esforço físico, com condições que favorecem o facilitismo. O dia de uma pessoa comum pode passar por acordar, tomar o pequeno almoço sentado, sentar no carro, autocarro ou metro, sentar no trabalho, almoçar sentado, sentar na volta a casa, sentar à mesa de jantar e o tão desejado descanso no sofá a ver a série preferida. Não admira que surjam dores na região lombar e cervical, dores de cabeça constantes e constrangimentos dos mecanismos de respiração. Ficando tantas horas numa posição, começamos a criar compensações posturais, que neste caso específico pode ser descrito por anteriorização da cabeça e dos ombros, criando tensão no pescoço, flexão cervical e lombar, a coluna perde as suas curvaturas normais e por sua vez sentamos em cima de uma pélvis desalinhada. Os músculos das pernas adormecem, dificultando a circulação sanguínea e começam a surgir dores de joelhos e anca. Parecemos mais pequenos, fechados e deprimidos. Mas nem tudo está perdido. Há formas de atenuar estes sintomas. Ter as suas refeições mais curtas em pé, arranjar uma secretária mais alta para que possa trabalhar em pé é uma solução, levantar várias vezes e movimentar-se 5, 10 minutos a cada hora sentado, já é um começo. Nos transportes públicos opte por ir de pé. No seu treino, dê especial foco aos músculos posteriores como ombros, costas, glúteos e pernas. Evite exercícios sentados, e caminhe bastante. Peça ajuda ao instrutor de sala ou a um Personal Trainer para direcionar o treino às suas necessidades. Estar sentado deixou de ser uma posição de descanso para ser causadora de problemas de saúde. A boa notícia é que a sua prevenção é bastante simples. Basta levantar-se.

Ler mais