Solinca

Blog

Últimos artigos

solinca brincarejogar

Importância do brincar e do joga para a criança

Brincar é uma atividade natural, espontânea e completamente necessária para a criança, sendo uma peça fundamental na sua formação e construção do seu mundo. A criança brinca porque gosta e sente prazer. A brincadeira permite que a criança entenda os seus sentimentos, sendo um importante meio para aprender a lidar com situações novas. Uma criança que brinca livremente, está a explorar o mundo que a rodeia, comunicando ideias, sentimentos, fantasias, estabelecendo o intercâmbio entre o real e o imaginário.   O adulto deve permitir um tempo e espaço para a brincadeira, oferecendo condições para que as crianças possam brincar livremente, num local seguro e com brinquedos ou objetos capazes de desafiar a sua criatividade e imaginação.   Desta forma o jogo e o brincar devem ser vistas como uma estratégia utilizada pelo professor, tendo um lugar de destaque no planeamento pedagógico. Atualmente os professores recorrem ao jogo e brincadeira como meio de desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, pois consideram que contribui significativamente para a sua formação integral, permitindo a construção da sua identidade, da sua imagem e do mundo que a rodeia. Permite ainda a vivência de situações reais ou imaginárias, propondo desafios e instigando a criança na procura de soluções para as situações apresentadas durante o jogo, levando-a a raciocinar, trocar ideias e tomar decisões.   As atividades mais lúdicas escolhidas pelos professores devem incentivar a diversão e aprendizagem, possibilitando ainda a convivência social, o conhecimento do outro e o respeito pela diferença.

Ler mais
allaboard

All aboard!

Acabou de se inscrever ou está a pensar inscrever-se num dos Health Clubs Solinca? Este artigo é para si!   Se está a pensar inscrever-se num dos nossos Health Clubs…Dirija-se ao seu clube Solinca preferido e agende reunião com um dos nossos Consultores Comerciais. Estes profissionais podem esclarecer todas as suas dúvidas, dar-lhe a conhecer condições das campanhas promocionais em vigor ao momento, e perceber, conjuntamente consigo, qual a modalidade de frequência que melhor se adapta a si e à sua disponibilidade. Pode, em alternativa, solicitar este agendamento no site da Solinca ou por contacto telefónico. A sessão com o nosso Comercial inclui visita guiada às Instalações e não implica qualquer compromisso.Marque hoje mesmo. Não deixe para amanhã, se pode começar a tratar de si hoje!   Se efetuou recentemente a sua adesão…BEM VINDO!Comece por marcar na receção do clube onde vai treinar uma Avaliação Física com um dos nossos Fitness Instructors. Desta Avaliação Física vai obter um plano de treino personalizado, totalmente adaptado às suas especificidades, necessidades e objetivos, potenciando a sua performance e resultados. Este plano deve ir sendo ajustado com a realização de reavaliações periódicas, também gratuitas.Entretanto, parta à descoberta do que mais gosta!Experimente as diversas e diferentes aulas de grupo que temos ao seu dispor. Quer gerir o stress? Faça uma aula de Tai Chi (desenvolve a postura, aumenta a flexibilidade, estimula a concentração). Quer perder peso? Faça uma aula de Zumba (alia a dança e diversão a movimentos fáceis e queima de calorias). Quer ganhar massa muscular? Faça uma aula de Localizada (desenvolve a força, tonifica e fortalece todos os grupos musculares). Consulte o mapa de aulas de grupo (receção do Clube ou site) e só tem de escolher.Aventure-se na Sala Cardiofitness. Solicite na receção o Smart Coaching. Trata-se de um guião que lhe explica como utilizar as diferentes máquinas de treino disponíveis, quais as suas funcionalidades e objetivos. Não esqueça: peça ajuda ao Fitness Instructor presente na sala em caso de dúvidas na utilização de um equipamento.No caminho, passe no gabinete de nutrição e marque com a Nutricionista a sua consulta de nutrição mensal gratuita (inclui aconselhamento alimentar, avaliação do peso, IMC e massa gorda). Somos o que comemos, e só terá vantagens em aliar o exercício físico com a alimentação.Por fim, dê um mergulho na piscina e termine a sua visita relaxando no jacuzzi, na sauna ou no banho turco.   Faça bem à sua mente e ao seu corpo!All aboard! Embarque nesta viagem, por si e para si… vai sentir-se muito melhor!

Ler mais
beneficios nadar

Benefícios da prática de atividades aquáticas no Inverno

Devemos manter a prática das atividades realizadas no meio aquático (Natação e Hidroginástica) em qualquer época do ano, até mesmo no inverno. Apesar das nossas piscinas serem cobertas e aquecidas, o que se acontece atualmente é que no inicio do Outono/Inverno, verificamos uma redução da frequência nas aulas realizadas no meio aquático. Os pais tiram os filhos da natação por terem medo que fiquem doentes e os adultos deixam a prática das atividades realizadas na água por diversos motivos. Esta época do ano, é favorável ao aparecimento de diversas doenças respiratórias, uma vez que tendemos afastar-nos da atividade física, a permanecer em locais fechados onde o ar seco acentua o ressecamento das mucosas nasais podendo originar infeções e acelerar a disseminação de vírus, fungos e bactérias por vias respiratórias. A prática de atividades aquáticas é benéfica uma vez que o ambiente encontra-se quente e humedecido, evitando lesões na mucosa do trato respiratório, prevenindo ainda as infeções virais. A prática da Natação no Inverno produz anticorpos para tornar o organismo mais resistente contra as mudanças de temperatura, auxilia na prevenção de doenças como gripes e resfriados, pois ativa o nosso mecanismo termo-regulador, melhora, evita e aumenta o intervalo entre as crises respiratórias (bronquite e asma), ou seja, aumenta o período de remissão destas doenças.   Tomando os cuidados necessários (após a aula realizada no meio aquático deve agasalhar-se com uma toalha seca, tomar banho com água a uma temperatura morna e não exageradamente quente, secar bem o cabelo e ouvidos após o banho), é possível eliminar o estigma de atividades impróprias para o Inverno.   Não deixe de praticar natação e hidroginástica no inverno só porque está frio lá fora! A sua continuidade é indispensável para o alcance de todos os seus benefícios e objetivos.

Ler mais