Oferta Bombástica!

Oferta taxa inscrição
+ oferta 1 mês
+ horário livre

Por mais
voltas
que dê
há sempre
um Solinca
perto de si.

solinca light logo

Desde
2,99€

por semana

solinca classic logo

Desde
4,99€

por semana

Mapa
de Aulas

Últimos artigos

beneficios sistema imunitario

Benefícios para o Sistema Imunitário com a prática de Exercício Físico.

Ultimamente a população tem sido ‘’bombardeada’’ com informações acerca de como prevenir a pandemia do COVID-19. Recomendações como lavar as mãos como frequência, espirrar para o lenço/cotovelo ou mesmo até o isolamento social, são todas medidas preventivas que podemos e devemos adotar. Porém, até ser produzida uma vacina que seja eficaz, ao estar em contacto com uma pessoa infetada com o COVID-19, a nossa melhor defesa será o nosso sistema imunitário.   Uma das melhores formas de melhorar o sistema imunitário é a pratica de exercício físico. Estudos indicam que a prática der exercício físico moderado 150 minutos por semana, ou, 75 minutos de exercício físico intenso por semana têm um impacto direto na melhoria do nosso sistema imunológico.   Para além disso, ao exercitarmos o corpo aumentamos a temperatura corporal bem como a velocidade do nosso ciclo respiratório, factos que ajudam a eliminar bactérias e/ou vírus que estejam alojados nas nossas vias aéreas.   O exercício físico tem um impacto direto na produção de anticorpos e de glóbulos brancos. Estes últimos são os responsáveis por dar uma resposta rápida e eficaz para quando o nosso corpo está perante um corpo estranho.   A prática de exercício físico, seja moderada ou intensa, associada a uma alimentação equilibrada e ao descanso regrado são a chave para um sistema imunológico fortalecido. Pode não ser a ‘’cura’’ para o COVID-19 bem como para outras doenças, mas faz com que o nosso corpo consiga reagir de forma mais rápida e eficaz quando na presença de uma ameaça.

Ler mais
controlar peso treinando menos

Como controlar o peso treinando menos?

Está em casa e preocupado em como vai manter o peso, uma vez que tem de alterar a sua rotina de treino? Não desespere já… Estar em casa, e por isso mais sedentário não é necessariamente sinónimo de aumento de peso. No entanto, recomendamos que adapte a sua alimentação às novas circunstâncias. Começando pelos conceitos básicos: só aumentamos de peso (engordamos) quando temos uma ingestão calórica superior ao gasto energético. Noutras palavras, engordamos quando comemos mais do que o que gastamos. Assumindo que estar em casa representa menos intensidade na atividade física significa que vamos gastar menos energia, logo a regra é: temos de consumir menos energia porque não gastamos tanto. Tem o carro parado na garagem, certo? Então também não terá de encher tanto o depósito… se conseguir cumprir isto então tem o essencial para manter o peso equilibrado.   Por outro lado, como reduzir o consumo calórico? Tenha especial atenção ao consumo de hidratos de carbono, são o nosso combustível primordial e não vamos precisar assim tando dele. Não precisa de eliminar, mas reduza as porções de arroz, massa, batatas, pão, bolachas, tostas, cereais, etc. Pode manter, ou até aumentar ligeiramente o consumo de proteína (iogurtes proteicos, queijo, ovos, proteína whey…) pois vai conferir-lhe maior sensação de saciedade. Tenha cuidado com todas as fontes de gordura e reduza ao mínimo necessário o seu consumo, desde o azeite utilizado na confeção dos alimentos até às manteigas de amendoim e aos frutos secos dos lanches. São gorduras saudáveis, mas igualmente muito calóricas.   Por último, mas não menos importante, atenção a todos os snacks entre refeições. Um dos maiores desafios de estar em casa é a facilidade de acesso a determinados alimentos e a vontade que surge em alguns momentos de “trincar alguma coisa”. O ideal é mesmo não ter em casa biscoitos, bolachas, chocolates… por isso quando fizer a sua lista de compras para os próximos dias inclua apenas aquilo que realmente precisa e que habitualmente consta do seu plano alimentar.   Se dúvidas ainda houver, questione o seu Nutricionista sobre que alterações deve fazer ao seu plano alimentar nos próximos tempos. Ainda assim tente sempre ao máximo manter-se ativo em casa, não se renda ao sofá, vá adaptando o treino às novas circunstâncias, seguindo as dicas e orientações do seu clube!

Ler mais
continue a treinar

Continue a treinar!

Todos pensamos que o período de paragem ia ser de uma ou duas semanas mas, entretanto, o cenário alterou. Com a possibilidade de ficarmos em casa mais tempo, é preciso repensar as nossas rotinas diárias e sobretudo começar a preparar o futuro. Sim, vamos voltar a trabalhar, sim, vamos voltar a sair de casa, sim, vamos voltar a treinar no ginásio.   Preparamos um conjunto de soluções para si enquanto está em casa. Os nossos instrutores têm partilhado desafios diários nas redes sociais para que posso envolver os seus amigos e familiares, criando uma corrente de atividade física e hábitos saudáveis. Todos os dias publicamos artigos que o podem ajudar a manter-se ativo, bem como a alimentar-se melhor e ter algum cuidado com a possibilidade de aumento de peso. Finalmente, enviamos diariamente um vídeo de uma aula de grupo que pode fazer em sua casa, gravado diretamente da casa dos nossos instrutores.   Durante as próximas semanas iremos anunciar mais novidades para que os nossos clientes se sintam motivados a praticar atividade física, e que consigam espalhar essa motivação pelos seus familiares e amigos. Todos sabemos que o exercício físico é importante para um sistema imunitário forte.   Deixo-lhe aqui algumas dicas para se manter ativo, mas também para se preparar lentamente para o retorno à sua rotina:   1. Faça a sua rotina diária como habitual, nomeadamente o horário das refeições, de deitar e acordar;   2. Vista-se de forma confortável, mas evite andar de pijama durante o dia;   3. Mantenha o horário da sua atividade física. Para lhe dar um exemplo, eu treino todas as 3ª e 5ª feiras às 09h00. Mesmo em casa, eu mantenho o mesmo horário;   4. Siga o conselho de profissionais, nomeadamente os instrutores;   5. Se está em teletrabalho, faça pausas regulares e exercícios posturais;   6. Evite estar sentado demasiado tempo;   7. Mantenha uma alimentação saudável, para si e para a sua família   8. Aproveite o tempo para brincar com os seus filhos, mas perceba que eles também têm que manter uma rotina de estudo, alimentação, atividade física e sono   9. Tente descontrair no final do dia, evite estar preso à televisão a ver e ouvir más noticias. Mantenha-se informado, mas com espirito positivo   10. Cuide da sua família, especialmente dos mais velhos. Ajude-os a manterem-se ativos   Durante as próximas semanas vamos enviar algumas sugestões sobre atividades com crianças, exercícios para os mais velhos, receitas e aconselhamentos alimentares e exercícios para manter ativo o seu corpo e mente.   Mantenha-se ligado e continue a treinar! https://planosdetreino.solinca.pt/

Ler mais