Loading...

Treino HIIT: Como Funciona e quais são os seus benefícios

04.05.2020 0

A adoção da prática de exercícios físicos é cada vez mais comum, e isso, graças ao reconhecimento dos benefícios que uma vida ativa oferece para a saúde.

Dentro das modalidades mais em voga, surge o HITT.

O High Intensity Interval Training (HIIT), criado pela American College Sports, em português significa treino intervalado de alta intensidade. É um método que intercala momentos de alta intensidade com momentos de pausa para promover a recuperação. Estas pausas podem ser passivas, se o praticante parar completamente o exercício, ou ativas, se o praticante baixar a intensidade para recuperar para o próximo pico de intensidade. Desta forma, o HIIT tem benefícios reconhecidos na perda de peso e na definição muscular, permitindo otimizar o tempo de treino, bem como a duração dos exercícios e  potenciar o gasto calórico (mesmo no pós treino, designado de efeito EPOC (excessive post exercise oxygen consumption)).

Como é que funciona? O treino é composto por picos de intensidade, variando de 30 até 60 segundos, intercalados com pausas de forma a permitir recuperar até ao pico de intensidade seguinte. O ideal é iniciar sempre com um aquecimento, no mínimo com 3 minutos, seguido de um treino que pode variar entre os 5 até 15 minutos. Com a programação certa, de forma a não promover o esgotamento e a fadiga excessiva, esta é uma metodologia de treino que pode ser usada diariamente, tendo ainda a vantagem de consumir menos tempo na tarefa que o treino em Steady State por exemplo. Desta forma, e através do EPOC, o intuito é aumentar o funcionamento metabólico até 48 horas pós-treino, além de proporcionar um treino muito mais dinâmico, divertido e variado.

Para quem tem uma rotina atribulada, este tipo de treino pode ser muito atraente para queimar calorias num pequeno intervalo de tempo. O HIIT pode ser praticado em qualquer horário do dia, combinando com “aberturas” ou horários livres entre trabalho e/ou estudo. Com 15 minutos diários podemos melhorar a função metabólica, adequar o treino à nossa rotina e ter resultados muito mais significativos.

Na verdade, os benefícios do HIIT são relevantes exatamente por isso. Esta metodologia de treino aumenta o metabolismo basal, o que faz com que a queima calórica seja mantida durante todo o dia, até mesmo após as atividades. Investigadores apontam que o treino pode resultar na queima de cerca de 10% mais de calorias durante as 48 horas seguintes. Alem disso, esta metodologia de treino tem benefícios cardiovasculares idênticos ao treino de longa duração a intensidades moderadas, sendo a opção perfeita para quem tem menos tempo para treinar. Desta forma, conseguimos promover a saúde do coração, mesmo com treinos curtos.

Bons treinos!