Loading...

Benefícios da prática de atividades aquáticas no Inverno

14.01.2019 0

Devemos manter a prática das atividades realizadas no meio aquático (Natação e Hidroginástica) em qualquer época do ano, até mesmo no inverno. Apesar das nossas piscinas serem cobertas e aquecidas, o que se acontece atualmente é que no inicio do Outono/Inverno, verificamos uma redução da frequência nas aulas realizadas no meio aquático. Os pais tiram os filhos da natação por terem medo que fiquem doentes e os adultos deixam a prática das atividades realizadas na água por diversos motivos. Esta época do ano, é favorável ao aparecimento de diversas doenças respiratórias, uma vez que tendemos afastar-nos da atividade física, a permanecer em locais fechados onde o ar seco acentua o ressecamento das mucosas nasais podendo originar infeções e acelerar a disseminação de vírus, fungos e bactérias por vias respiratórias. A prática de atividades aquáticas é benéfica uma vez que o ambiente encontra-se quente e humedecido, evitando lesões na mucosa do trato respiratório, prevenindo ainda as infeções virais.

A prática da Natação no Inverno produz anticorpos para tornar o organismo mais resistente contra as mudanças de temperatura, auxilia na prevenção de doenças como gripes e resfriados, pois ativa o nosso mecanismo termo-regulador, melhora, evita e aumenta o intervalo entre as crises respiratórias (bronquite e asma), ou seja, aumenta o período de remissão destas doenças.

Tomando os cuidados necessários (após a aula realizada no meio aquático deve agasalhar-se com uma toalha seca, tomar banho com água a uma temperatura morna e não exageradamente quente, secar bem o cabelo e ouvidos após o banho), é possível eliminar o estigma de atividades impróprias para o Inverno.

Não deixe de praticar natação e hidroginástica no inverno só porque está frio lá fora! A sua continuidade é indispensável para o alcance de todos os seus benefícios e objetivos.