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PIZZA COM BASE DE CURGETE

26.07.2020 0

A curgete (Curcubita pepo) é um hortícola pertencente à mesma espécie da abóbora, havendo diferentes variedades em relação à sua coloração, com diferentes tonalidades de verde ou amarela, e ao seu formato, podendo ser alongada ou redonda.

Do ponto de vista nutricional, a curgete é um alimento baixo em calorias (17 kcal/100g) e rico em água (94%). É ainda fonte de potássio (248 mg/100g), de ácido fólico (41 mcg/100g), vitamina C (17mg/100g) e de carotenos (332 mg/100g).

Experimente esta receita, em que a curgete é utilizada em substituição dos hidratos de carbono:

Ingredientes para a base:

  • 175 g de curgete
  • 1 dente de alho
  • 1 ovo
  • 35 g de queijo light ralado
  • Sal e pimenta-preta q.b.
  • Orégãos a gosto

Ingredientes para a guarnição:

  • Polpa de tomate ou molho de tomate caseiro ou tomate em rodelas
  • Cogumelos laminados
  • Queijo light ralado para polvilhar ou queijo mozzarella light em rodelas
  • Orégãos a gosto

Preparação:

  1. Pré-aquecer o forno a 200ºC.
  2. Lavar e ralar a curgete e espremê-la muito bem, para que liberte a maioria da água.
  3. Misturar a curgete com o ovo batido, o dente de alho picado e com o queijo ralado e temperar com sal, pimenta-preta e orégãos. Envolver muito bem todos os ingredientes.
  4. Forrar num tabuleiro com papel vegetal e dispor a massa de curgete.
  5. Levar ao forno durante 10 minutos. Virar a base de pizza (colocar papel absorvente por cima da base de pizza e, com cuidado, virá-la) e levar ao forno por mais 10 minutos.
  6. Dispor a polpa de tomate ou molho de tomate caseiro ou as rodelas de tomate sobre a base da pizza, bem como os cogumelos laminados e o queijo ralado ou o queijo mozzarella em rodelas.
  7. Levar ao forno a gratinar.

Nutricionista Ana Isabel Almeida