Loading...

5 alimentos que ajudam a saciar

21.07.2021 0

Sempre com fome?

5 Alimentos que ajudam a saciar!

  1. Feijão e grão

O seu elevado teor em fibras solúveis e proteína contribui para o seu poder saciante. São excelentes fornecedores de magnésio, potássio e vitaminas do complexo B.

A recomendação são 3 a 6 colheres de sopa, duas a três vezes por semana.  Pode fazê-lo nas refeições principais, combinando-as com cereais, para que se complementem em termos proteicos, ou ainda num lanche da tarde, “mergulhando” palitos de cenoura em pasta de grão (húmus).

  1. Ovo

Mais uma vez, este alimento é bastante saciante devido ao seu elevado teor de proteína. Bom fornecedor de ferro, fósforo, sódio, zinco e vitaminas A, D, E e complexo B.

Pode consumir o ovo nas refeições principais, como substituto da carne ou do peixe ou pode fazê-lo no pequeno-almoço ou merenda da tarde em panquecas, por exemplo.

No momento de o confecionar, opte por não acrescentar outra gordura, ou seja prefira o ovo cozido ou mexido ou escalfado ou em omeleta.

  1. Chia

Estas sementes têm um elevado teor de fibra e conseguem absorver uma grande quantidade de água, formando uma espécie de gel que contribui para uma maior sensação de saciedade.

A dose diária corresponde a uma colher de sopa e para as preparar deve hidratá-las sempre antes do seu consumo. Utilize-as para fazer pão caseiro ou bolo saudável ou até mesmo para adicionar no iogurte numa refeição intermédia.

  1. Sopa

Resultante da mistura de água com a fibra dos hortícolas cria-se um prato muito saciante e fonte de vitaminas, minerais e água.

A sopa deve inciciar sempre as refeições principais, mas também pode ser opção para o lanche, de forma a saciar e não “atacar o frigorífico”.

  1. Aveia

Rica em hidratos de carbono de absorção lenta, alto teor de fibra e proteína de origem vegetal, a aveia sacia durante um longo período de tempo. A dose diária recomendada é de aproximadamente 45g (+/- 4 colheres de sopa rasas) e podemos consumi-la ao pequeno-almoço, por exemplo em papas de aveia ou no lanche da tarde fazendo umas deliciosas panquecas.

Filipa Esposeiro (3090N)

Nutricionista Solinca Light