Alimentos Termogénicos, conheça-os à lupa!

15/04/2019
alimentos termogenicos

Alimentos Termogénicos – talvez seja o termo mais conhecido, falado e amado por aqueles que anseiam perder algum peso. A termogénese é o procedimento através do qual a temperatura corporal aumenta, aumentando assim o dispêndio calórico do organismo.

 

Estes alimentos contêm normalmente compostos como a cafeina, teína e a capsaicina que são responsáveis por esse efeito. Podemos encontra-los habitualmente no típico café, no chá verde, e na pimenta cayenne. Outros alimentos também têm sido falados por ter este efeito, como o gengibre, a canela, malagueta entre outros.

 

De acordo com a evidência cientifica apenas temos efeito comprovado em 3 compostos, precisamente a cafeína, a catequina e a capsaicina. Podemos encontrar estes compostos em alimentos como:

 

  • Café, bebidas energéticas e alguns suplementos alimentares contêm cafeina, a responsável pelo efeito termogénico. Estimulante do sistema nervoso central. Diminui fadiga e aumenta a concentração. Pode ajudar a prevenir Alzheimer e a tratar depressão. Acesso fácil através de um expresso ou misturado em alimentos.
  • Chá verde contém teína (efeito estimulante) e catequina (efeito antioxidante). Tem ainda efeito diurético, fluidifica o sangue e ajuda na reduz do colesterol. Pode ser incluído em infusões, batidos ou gelatinas.
  • Pimenta cayenne é rica em capsaicina, ajuda na digestão e melhora a circulação (vasodilatadora). Pode ser usada como tempero, ou em bebidas. Contudo se consumida em baixas quantidades, o seu efeito térmico não é tão significativo.

 

Outros alimentos, com efeito menor também são vulgarmente utilizados pelo seu efeito prático:

 

  • Gengibre com ação anti-inflamatória, digestiva, antiemética, analgésica. Pode ser consumido de variadas formas: cru, como tempero para carne e peixes, em molhos e em infusões.
  • Vinagre de sidra – contém pectina que ajuda a regular os níveis de glicose, reduz o apetite. Pode ser usado em molhos e em bebidas.
  • Canela – ajuda a regular os níveis de glicose no sangue, reduz o apetite. Pode ser usada no iogurte, em frutas ou como tempero para doces, ou em bebidas.

Aplicações práticas:

Já pensou começar o seu dia com um iogurte magro polvilhado com gengibre e canela, acompanhado de uma chávena de chá verde? Já pensou no seu café pós almoço em vez de utilizar açúcar, utilizar um pouco de canela? Antes do seu treino que lhe parece beber um café? Os seus temperos são à base de sal? Já pensou usar o gengibre e a pimenta para temperar as suas refeições?

 

A chave para o sucesso? Foque-se na sua alimentação geral e acrescente com inteligência os “alimentos mágicos” no seu dia-a-dia. Sabe-se que não existem milagres quando o assunto é perda de peso, para que estes alimentos mostrem resultados é necessário aliá-los a uma alimentação equilibrada e ao exercício físico (também é termogénico). No que à alimentação diz respeito, nada melhor que um nutricionista para melhor o orientar. Até porque também existem algumas restrições para o uso destes alimentos, como problemas cardiovasculares, úlceras e alergias a algum destes compostos.

Receita de Bebida termogénica

Ingredientes:

  • 1 ramo de salsa ou manjericão fresco
    Sumo de 1 limão
  • 1 Colher de sopa de vinagre de maçã (sidra);
  • 1 Colher de chá de gengibre picado
  • 1 Colher de sobremesa de Canela em pó
  • ½ Colher de café de pimenta cayenne
  • ½ L de água

Preparação:

– Para a água aromatizada: colocar todos os ingredientes num jarro com tampa, misturar bem e levar ao frigorífico pelo menos cerca de 2h para refrescar e libertar os aromas.

– Para o batido (maior efeito): triturar todos os ingredientes no liquidificador. Adicionar gelo a gosto (facultativo) e pode beber logo de seguida o preparado.