A importância da Consistência da prática de Atividade Física/Exercício Físico

05/11/2020
consistencia pratica exercicio fisico

A Atividade Física (Informal ou estruturada/Exercício) tem um potencial benéfico no nosso organismo. Isto é verificado independentemente da idade do praticante e do seu passado desportivo!

 

No entanto, esse potencial benéfico dependerá de diversas variáveis para que realmente seja alcançado e mantido. Algumas destas variáveis são:

 

  1. o respeitar dos princípios de treino (Progressividade, Sobrecarga; Especificidade, etc.);
  2. as características do indivíduo (físicas e mentais/emocionais);
  3. as leis da Física (nomeadamente a área da Biomecânica);
  4. a Repetição/Consistência do estímulo.

 

Relativamente a esta ultima variável – Repetição/Consistência do estímulo, importa referir que os efeitos/benefícios da Atividade Física não são, por um lado, eternos (têm um prazo de validade) e, por outro lado, necessitam de tempo para se fazerem sentir, ou seja, a realização esporádica de Atividade Física/Treino não garante a manutenção dos eventuais benefícios do mesmo, assim como não permite alcançar os outros eventuais benefícios que decorrem da repetição e consistência do estímulo.

 

Os benefícios de Atividade Física/Exercício físico regulares são de várias ordens, por exemplo:

 

  • aumento das funções cardiovasculares e respiratórias;
  • redução dos fatores de risco para doença cardiovascular;
  • diminuição da morbilidade e mortalidade,
  • diminuição da ansiedade e da depressão,
  • prevenção ou mitigação de limitações funcionais, particularmente nas pessoas idosas (ACSM, 2018).

 

Posto isto, a Atividade Física deve consistir em algo que goste de fazer. Este é um ponto fundamental para que, precisamente, queira e consiga repetir consistentemente ao longo da Vida.  Ao faze-lo, estará a garantir os benefícios de curto prazo mas também a garantir os de médio e longo prazo.

 

Devemos encarar a Atividade Física (e/ou exercício/treino) como algo tão natural e necessário como a alimentação e o repouso. Deverá fazer parte da nossa rotina diária (ajustando, como já referimos, ao perfil de cada um e, respeitando os princípios de treino e Leis da Física).

 

Conte com a ajuda dos nossos professores para o ajudar a criar rotinas de treino e a selecionar os exercícios que mais se adequam ao seu perfil.

 

Bons treinos!

 

Bibliografia:

 

Diretrizes do ACSM para os testes de esforço e a sua prescrição/Deborah Riebe, et al., 10ªedição. – ccRio de Janeiro: Guanabara Koogan 2019.