Exercício físico e a restrição social

08/03/2021
EXERCICIO FISICO E A RESTRICAO SOCIAL

Para que possamos eficazmente contextualizar a importância da prática do exercício físico, importa esclarecer previamente a definição de alguns conceitos, a saber: atividade física, exercício físico.

Segundo o American College of Sports Medicine (2013), Atividade Física, pode ser definida como qualquer movimento corporal que é produzido pela contração muscloesquelética e, que acarreta dispêndio energético. Temos o exemplo de ir às compras, subir escadas, caminhar, etc.

Por sua vez, Exercício Físico já consiste numa atividade física voluntária, planeada e estruturada que permite melhorar a condição física e a saúde.

No período de tempo em que necessitamos de estar em isolamento profilático, é muito importante que nos mantenhamos ativos em casa. Se quando isto tudo começou, pensávamos que, tal facto, era impossível, agora torna-se imperativo manter o corpo em movimento, tanto pelo nosso bem-estar físico como mental.

Na Solinca, através do Ginásio-Online (www.ginasio-online.pt) disponibilizamos a todos os nossos sócios, e a todos os interessados, a oportunidade de entrar em contacto com os nossos profissionais de exercício físico e deste modo, realizar uma avaliação física online, obter um plano de treino ou programa de exercício para treinar em casa, o acesso a várias aulas de grupo e ainda planos de treinos/desafios diários. Desta forma, tem ao seu dispor a nossa equipa, para que mantenha o hábito do exercício físico, ainda que este tenha que ser ajustado por um dado período de tempo. Poderá também recorrer junto desses profissionais do exercício físico e optar por realizar treinos online com acompanhamento de um Personal Trainer. Tudo á distância de um click.

Temos que “dar asas” à nossa imaginação e recorrer a cargas improvisadas e material que tenhamos em casa, tais como, sacos de arroz, garrafões de água, vassouras, toalhas, etc…e usá-las como carga de treino ou simplesmente usar o nosso peso corporal. Podemos também recorrer a metodologias de treino como forma de variar e dar novos estímulos ao nosso treino.

De acordo com o American College of Sports Medicine (ACSM), o HIIT e o Body Weight Training são grandes tendências atuais do mercado. O HIIT é uma metodologia baseada na relação tempo de trabalho e tempo de descanso, e o  Body Weight Training é um treino onde usamos o corpo como principal ferramenta de resistência muscular, podendo potenciar o exercício com diversos “materiais” (que neste caso, serão materiais que poderemos ter por casa).

É importante recordar alguns dos benefícios da pratica de exercício físico:

  • Aumenta o bem-estar geral do indivíduo;
  • Redução de doenças das artérias coronárias;
  • Variabilidade, Intensidade e Adaptabilidade;
  • Níveis mais elevados de endorfinas;
  • Mais atenção e concentração;
  • Prevenção do declínio de Capacidades Cognitivas;
  • Melhoria da função imunitária;
  • Melhoria dos estados de depressão e ansiedade;
  • Diminuição da massa gorda e manutenção ou aumento da massa muscular;

Por isso seja onde for, praticar exercício físico é muito importante. De acordo com o American College of Sports Medicine (ACSM), determina que realize, no mínimo, 30 minutos de exercício diário. Seja criativo, ou procure ajuda junto dos profissionais de exercício, mas não perca os seus hábitos de treino.

Continue a ter a sua rotina, programe as horas dos seus treinos e não se deixe vencer pela rotina sedentária de passar o dia sentado em frente ao computador, ou a assistir TV todo o dia. Mexa-se!

Movimento é saúde! Bons Treinos!