Loading...

Acompanhamento em sala, Avaliação Física, Prescrição Individualizada

29.10.2018 0

As tendências do mercado do Fitness acompanham as tendências da “evolução” da sociedade. Cada vez mais constatamos uma crescente individualidade social, caminhando para uma vida mais isolada de pessoas e acompanhada de tecnologia. Será mau? Não, mas reforçava a importância/necessidade crucial de uma educação que nos permite saber distinguir o que complementar e o que substituir. Com certeza que nunca se deve substituir um profissional da Atividade Física e Saúde por uma App. Um profissional competente, de atuação responsável, permanentemente em formação, disponível, focado no cliente, orientado para potenciar a performance de cada um.

 

Com certeza que nunca se deve substituir um plano de treino individualizado, prescrito especificamente para si, por um plano de treino geral com foco apenas no objetivo sem ter em atenção a individualidade do seu corpo, as suas reais necessidades, capacidades físicas, predisposição emocional e motivações associadas à prática de Atividade Física. Na Solinca, procuramos consciencializar para a necessidade de os nossos Professores marcarem a diferença nos serviços que prestamos aos clientes. Não queremos ser mais um, mas sim, ter uma equipa de profissionais que vão mais além do que o seu título. Procuramos que as nossas equipas possam inspirar e motivar as pessoas a atingirem um outro nível de condicionamento físico. Temos a missão de influenciar positivamente as pessoas para aquisição de hábitos de vida ativos e mais saudáveis. Mas como é conseguimos fazer isso? Conhecendo, ouvindo, estando disponível para os nossos clientes.

 

A Avaliação Física é um aspeto chave, que nunca deve ser descurado. É o primeiro contacto do cliente com a área técnica, culmina com o pico da sua motivação após a inscrição num clube e deve ser tratada com todo o respeito e o maior profissionalismo. Todos os dados recolhidos no processo de avaliação (Par-Q, definição de objectivos, anamnese, estratificação de risco, avaliação da composição corporal, testes físicos) permitem definir o seu calendário de prescrição de treino (planeamento das reavaliações) e a prescrição de treino específica para o sócio em particular (respeitando as Guidelines de treino, adequando à particularidade de cada um), eficaz e seguro. A qualidade do serviço que o Fitness pode prestar à sociedade depende dos profissionais da área. Esta não é mais do que conseguir à primeira, que o produto ou serviço cumpra corretamente a finalidade para a qual está destinado, entregando-o ao cliente, na forma que o satisfaça.

 

Se estivermos a fazer algo que nos interessa muito, e se acreditarmos o suficiente no seu propósito, então é impossível imaginar não tentarmos tornar isso ótimo.