Bebidas Quentes

16/03/2022
bebidas quentes

Beber a quantidade de água adequada todos os dias tem diversos benefícios para a saúde e está relacionado com a sobrevivência da espécie, pois o ser humano pode apenas sobreviver alguns dias sem beber água.(1)

As bebidas quentes revelam-se como formas complementares de hidratação para pessoas que não têm por hábito consumir água no decorrer do dia sendo que muitas pessoas começam o dia com a ingestão de pelo ou menos uma bebida quente, como cafés e derivados, chás, leite e bebidas vegetais.(2). Mas serão as bebidas quentes saudáveis?

Depende

  1. Da quantidade de açúcares adicionados:  O excesso de calorias em bebidas ricas em açúcares adicionados também contribui para o ganho de peso prejudicial à saúde, que pode levar ao excesso de peso e à obesidade.(3) Evidências mostram que os açúcares adicionados influenciam a pressão arterial e os lipídios séricos e sugerem que a redução da ingestão de açúcares adicionados reduzem os fatores de risco para doenças cardiovasculares.(3)
  2. Dos outros ingredientes utilizados: leite gordo, natas, chantilly e chocolate são alimentos calóricos constituintes de bebidas quentes.(2) Somos menos sensíveis às calorias líquidas do que às calorias sólidas, portanto, a saciedade é menor e o que faz com que o consumo seja maior do que é suposto.(2) Uma sugestão será optar por opções menos calóricas em substituição como leite magro/leite meio gordo ou bebidas vegetais (soja, amêndoa, coco e aveia), iogurte magro, cacau puro e dar sabor com especiarias (gengibre, pimenta, canela e curcuma).(2)

Desde que se optem por ingredientes saudáveis, as bebidas quentes podem sim, ser consideradas grandes aliadas na hidratação e trazem conforto através da regulação da temperatura corporal especialmente no inverno.(1)(2)

Serviço de Nutrição Solinca

1. Esteves R, Cordeiro T, M. ÀH. A importância da hidratação [Internet]. APN. 2012 [cited 2021 Jan 3]. Available from: https://www.apn.org.pt/imagens/noticias/doc536.pdf

2. American Heart Association. Cold-weather drinks are here, but watch out for the calories. 2018.

3. WHO. Healthy diet [Internet]. 2020 [cited 2021 Feb 8]. Available from: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/healthy-diet