Loading...

Benefícios dos Alongamentos

08.10.2020 0

Os Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem a extensibilidade das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O alongamento é uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade e elasticidade.
Ou seja, quanto mais uma pessoa alongar os seus músculos, maior será a sua amplitude articular e flexibilidade muscular, o que auxilia, inclusive, a prática de qualquer tipo de atividade física.

O alongamento pode ser feito em qualquer altura do dia, sendo as que consideramos mais relevantes são:

  • Após o acordar. O nosso corpo, durante o sono prolongado (6-8h) mantem a mesma posição, promovendo alguma rigidez muscular e articular.
  • Sessões de treino de flexibilidade
  • Durante o período de trabalho ou estudo, especialmente quando mantemos por longos períodos a mesma posição corporal. Realizar 5 min de alongamentos a cada 2/3h poderá ser benéfico para o seu corpo, aliviando algum desconformo e promovendo mesmo, uma otimização da concentração e produtividade.

Como referimos anteriormente, durante o sono o nosso corpo permanece, por norma, na mesma posição, o que cria uma certa rigidez articular a muscular. Se associarmos ainda à idade, a verdade é que esta rigidez articular tende a aumentar com o avançar da idade. Quanto mais o corpo humano envelhece, mais os músculos, bem como as articulações, minimizam a possibilidade de se movimentar. A falta de amplitude torna o movimento mais lento e com menos fluidez, a pessoa fica mais suscetível a lesões e tensão muscular acumulada, pelo que, alongar é uma opção válida para “acordar” o nosso sistema músculo-esquelético.

Os alongamentos têm ainda influência na produção de endorfinas, como a serotonina que traz sentimentos de alegria, felicidade e euforia, a serotonina dá uma sensação de bem-estar geral, o que ajuda a lidar com problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade influenciando assim a nossa boa disposição e bem-estar diário.

É importante que cada pessoa respeite o próprio corpo, fazendo alongamentos de forma gradual, a fim de não forçar muito os seus músculos. Então, é fundamental que todos os movimentos sejam executados lentamente. É indicado que a realização de alongamentos em cada parte do corpo, ou grupo muscular, dure entre 15 e 30 segundos sem interrupções.

Bons alongamentos e um bom dia, com mais energia!