Calistenia e os seus benefícios

17/05/2021
calistenia e os seus beneficios

A Calistenia é um método de treino bastante antigo que utiliza apenas o peso corporal como sobrecarga, pode ser feito em qualquer ambiente e por qualquer pessoa.

Este método foi desenvolvido pelo suíço Phokion Heinrich Clias na Europa no ano de 1829 e publicado no seu livro “Kallisthenie, oder Uebungen zur Schonheit und Kraft fur Madchen”, que traduzido quer dizer: “Calistenia ou exercício para a beleza e força das mulheres jovens.” Considerado assim o primeiro marco e aparecimento oficial da Calistenia.

Hoje em dia a Calistenia voltou a ser bastante popular devido ao aparecimento de uma nova modalidade, que tem a Calistenia como pilar, o StreetWorkout (SW). Segundo algumas bibliografias, o SW teve origem no leste europeu com uma boa influência também do Parkour, além de ser um método que fazia parte da rotina de treino para a preparação física dos militares. Mas o grande evento que marcou o aparecimento desta modalidade foi um vídeo publicado em 2008 por Hanibal King que chamou muito à atenção e se tornou viral.

A calistenia é um método cada vez mais procurado independente do nível físico (existe sempre progressões para todos os níveis). É igualmente um método escolhido para os mais diversos objetivos, pois proporciona melhor vigor físico, hipertrofia muscular, perda de peso, trabalhando igualmente valências corporais tais como força, velocidade, flexibilidade, agilidade, mobilidade, coordenação motora e resistência.

O estudo de Ewan Thomas (2017), Sport and Exercise Scienses Research Unit, utilizou um grupo de 28 indivíduos masculinos não treinados durante 8 semanas. Os 28 indivíduos foram divididos em dois grupos, o grupo de intervenção e o grupo de controlo, e mostrou que o grupo de intervenção que usou o treino calisténico 3 vezes por semana obteve melhorias na postura, na composição corporal e na força.

Assim, podemos concluir que a Calistenia é um método eficaz e viável para quem procura perder peso, hipertrofia e força nunca colocando a vertente funcional de parte. É também um método de treino de fácil acesso, pois pode ser praticado em casa, no parque e no ginásio.

Bons Treinos!

Referências Bibliográficas:

Farias, T. F.(2019). DESVENDANDO A ORIGEM DA CALISTENIA. Disponivel em:  https://teammaf.com.br/wp-content/f15d/uploads/teammaf.com.br/2019/08/ORIGEM-DA-CALISTENIA-1.pdf.

Thomas, E., Bianco, A., Mancuso, E. P., Patti, A., Tabacchi, G., Paoli, A., … & Palma, A. (2017). The effects of a calisthenics training intervention on posture, strength and body composition. Isokinetics and exercise science25(3), 215-222.