Loading...

Características Nutricionais do Bacalhau

23.12.2020 0

O bacalhau é dos alimentos mais consumidos e apreciados pela população portuguesa, fazendo parte do património cultural do nosso país. Este é utilizado como ingrediente principal nas receitas tradicionais portuguesas, apesar de não ser capturado na nossa costa.

Está presente na mesa de natal e é preferencialmente escolhido como primeira opção e designado por “bacalhau cozido com todos” podendo ser encontrada esta iguaria um pouco por todas as regiões do país, desde Trás-os-Montes até ao Algarve.

Este peixe é capturado em águas frias do Atlântico Norte ou do Pacífico Norte e é habitualmente comprado como bacalhau salgado seco, apesar de já existir à venda sob outras formas tais como: fresco, em filetes, congelado, em conserva de lata, etc.

Relativamente às suas características nutricionais, o bacalhau é considerado um peixe magro devido a apresentar um baixo teor de gordura (cerca de 0,1gr por 100 gr), sendo de salientar que este teor é proveniente de gordura polinsaturada (ácido gordo ómega 3), cujo detêm propriedades anti-inflamatórias. Relativamente à proteína, este alimento possuí uma proteína completa, ou seja, de alto valor biológico, devido a conter todos os aminoácidos essenciais (teor considerável de triptofano).

No âmbito dos micronutrientes este apresenta quantidades interessantes de cálcio, fósforo, magnésio, entre outros. É de destacar o selénio, pois este mineral integra diversas enzimas com capacidades de protecção das células contra os radicais livres de oxigénio. Do ponto de vista das vitaminas, este apresenta valores consideráveis de vitamina A, E, D, B6 e B12.

Porém apesar de ser um alimento com características nutricionais interessantes, podemos verificar que apesar de demolhado, este alimento continua a apresentar teores de sal elevados, sendo desaconselhada a adição de sal na confecção do mesmo.

Tabela 1: Tabela da Composição de Alimentos. Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I. P.- INSA. v 3.2 – 2018.

Quantidade por uma porção de 100g, parte edível

Bacalhau seco e salgado, demolhado cru

Bacalhau seco e salgado, demolhado cozido

Energia (kcal)

80

106

Lípidos (g)

0,4

0,1

  dos quais saturados (g)

0

0

Hidratos de Carbono (g)

0

0

dos quais açúcares (g)

0

0

Proteína (g)

19,0

26,2

Fibra (g)

0

0

Sal (g)

3,7

3,7

Vitamina A ( µg)

4,0

3,0

Vitamina D ( µg)

4,5

0,4

Fósforo (mg)

116

103

Cálcio (mg)

33

46

Nutricionista Estagiária, Ana Mafalda Meneses 3031NE

Fontes:

  • Bacalhau. Alimentação Saudável. Programa Nacional para a Promoção de Alimentação Saudável (PNPAS).Direção-Geral de Saúde. Disponível em: https://alimentacaosaudavel.dgs.pt/alimento/bacalhau/
  • Barbosa Mariana et al. Bacalhau à lupa. Associação Portuguesa dos Nutricionistas. Dezembro de 2015.
  • Tabela da Composição de Alimentos. Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I. P.- INSA. v 3.2 – 2018.