Loading...

Chá Verde

12.08.2019 0

O chá surge como sendo a bebida mais consumida em vários países logo depois da água. Já o chá verde se for consumido diariamente além de conferir hidratação confere proteção devido aos efeitos antioxidante, anticancerígeno, anti-inflamatório e antidiabético. 

Vários estudos baseados em evidências científicas sugerem que o consumo diário de chá verde contribui para a prevenção e redução do risco de doenças cardiovasculares como trombose, hipertensão arterial e doenças oncológicas. São de salientar outros benefícios para a saúde, tais como a redução de glicemia no sangue, a redução dos níveis de colesterol LDL, o controlo do peso corporal e o controlo da pressão arterial. Devido aos seus benefícios o chá verde foi incluído no grupo de bebidas com propriedades funcionais. Contudo é preciso não esquecer que o consumo de chá verde se bebido em excesso pode apresentar efeitos adversos.

Uma chávena de chá verde fornece até 40 mg de polifenóis, sendo uma grande percentagem de catequinas como a epigalocatequina-3-galato (EGCG).

A American Dietetic Association indica que para obter os efeitos benéficos do chá verde são necessárias entre 4 a 6 chávenas por dia. 

O consumo de chá verde aliado a um padrão alimentar equilibrado e à prática regular de atividade física ajuda a acelerar o metabolismo energético, auxiliando assim na redução de gordura corporal.

Mas atenção, devido ao tipo de processamento o chá verde contém alguma cafeína, por isso as pessoas mais sensíveis à cafeína devem ingerir com moderação e evitar a sua toma no final do dia.

Para mais esclarecimentos ou outras curiosidades procure um nutricionista Solinca.

 

Bibliografia: 

(1) Ana Elisa Vieira Senger, Carla H. A. Schwanke, Maria Gabriela Valle Gottlieb, Chá verde (Camellia sinensis) e suas propriedades funcionais nas doenças crônicas não transmissíveis, Sci Med. 2010;20(4):292-300

(2) Renata da Costa Lamarão, Eliane Fialho, Aspectos funcionais das catequinas do chá verde no metabolismo celular e sua relação com a redução da gordura corporal, Rev. Nutr., Campinas, 22(2):257-269, mar./abr., 2009

(3) Nayane Lins Saigg, Maria Cláudia Silva, Efeitos da utilização do chá verde na saúde humana, Universitas: Ciências da Saúde, Brasília, v. 7, n. 1, p. 69-89, 2009