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Como podemos ficar em forma o ano todo

05.08.2019 0

Nos últimos anos temos constatado que aliar uma alimentação saudável à prática de exercício físico nos ajuda a promover por mais tempo a saúde e bem estar. No entanto, pode ser difícil criarmos mudanças nas nossas rotinas diárias. Somos animais de hábitos e sempre que existe mudança resistimos a essa mudança voltando aos hábitos do dia a dia. Mais do que a vertente estética, que também ocupa uma parte importante na nossa motivação e auto-estima, pretendemos sentir-nos bem e viver mais tempo com mais qualidade. Então como podemos manter-nos em forma todo o ano?

Qualquer exercício é melhor do que nenhum exercício. Então mexa-se de alguma forma o mais possível durante o dia. Muitos de nós temos hábitos, desde que nos levantamos até que nos deitamos, muito sedentários. Desde ir de carro ou transportes para o trabalho, estacionar à porta de casa ou do trabalho, andar sempre de elevador, passar o dia sentado no trabalho, chegar a casa e sentar no sofá até ao momento em que nos deitamos. Então crie alguns momentos na sua rotina que podem quebrar estes hábitos muito sedentários e pouco saudáveis. Crie um momento no seu dia para ir ao ginásio e assuma-o como um compromisso que não pode faltar como se fosse buscar o seu filho ou uma reunião importantíssima com o seu chefe. Afinal de contas estamos a pensar em nós. Se é daquelas pessoas que espera acordar com a maior disposição para levar uma vida ativa, aqui vai uma má notícia: talvez esse dia nunca chegue! Até que exercitar-se vire um hábito, a hora do treino deve ser encarada como uma tarefa imprescindível do seu dia. O seu treino é uma prioridade e deve ser incluído na agenda junto a todos os outros compromissos.

Varie as atividades para não enjoar. Faça corridas ou caminhadas, ande de bicicleta…no ginásio experimente as aulas de grupo que sem dúvida o vão deixar mais motivado e energizado. Experimente falar com o instrutor do ginásio para criar pequenos momentos diferentes na sua rotina de exercícios que habitualmente realiza. Realizar este tipo de “cross training”, alimenta o nosso cérebro de forma a que ele não se sature sempre das mesmas ações. 

Leve o ano inteiro como uma maratona. Não faça sprints desmedidos em certas alturas do ano em relação às coisas que ingere diariamente. Numa altura em que cada vez se fala em milhares de dietas milagrosas, aqui vai uma verdade incontornável: elas apenas resultam no momento. Crie hábitos de alimentação saudável adotando rotinas simples, refeições fáceis de realizar e ingerir e faça-o durante todo o ano. Em certas alturas vai sentir necessidade de cometer pecados alimentares e faça-o sem sentir culpa desde que durante o resto do tempo realize bons hábitos alimentares. Use a mesma regra para alimentação e para o exercício: 80/20. 80% das coisas que me fazem falta e me fazem bem e 20% das coisas que gosto realmente. Como uma criança vá dando pequenos passos seguros nas suas mudanças de hábitos diários. Comece por comer mais vezes ao dia, 4 a 5 vezes. Aos poucos vá trocando alguns alimentos menos saudáveis por outros mais saudáveis. Evite os típicos fritos e alimentos embalados que trazem sempre mais malefícios que benefícios. Beba água e evite refrigerantes ou álcool em exagero. Faça tudo de forma equilibrada e vai sentir que o equilíbrio se vai notar no seu corpo e na sua saúde. Se tiver dúvidas consulte uma nutricionista nos clubes Solinca e peça ajuda.

Envolva a família e os amigos nas suas atividades diárias. Se fizermos atividades com pessoas que gostamos será mais simples ultrapassar os desafios das mudanças e os desafios nos exercícios.  Atividades em grupo criam hábitos mais duradouros e ajudam-nos a manter o compromisso de treino mesmo quando não estamos tão predispostos para o fazer. Amigo puxa amigo e assim zela pela sua saúde e pela saúde daqueles que mais gosta. Adicione sempre uma pitada de diversão nos seus treinos para manter os níveis motivacionais elevados. Se estivermos felizes a realizar algo, a probabilidade de nos mantermos mais tempo a realizar essa atividade é maior. Mais uma vez as aulas de grupo nos clubes Solinca são um bom exemplo disso. Leve um familiar ou amigo e divirta-se com ele. Para além de sentir revigorado irá aumentar os laços com essa pessoa e manter-se-á em forma o ano todo.

Pela sua saúde e bem estar MEXA-SE…todo o ano.