Loading...

Como recuperar de um treino intenso?

07.01.2019 0

Durante a prática de qualquer actividade física, o nosso organismo dispõe de duas vias principais para obtenção de energia, que são determinadas de acordo com a duração e a intensidade do esforço, são elas: as vias anaeróbias, onde as reacções metabólicas podem ocorrer na ausência do oxigénio, e as vias aeróbias, onde a presença do oxigénio é indispensável.

Num treino de alta intensidade e curta duração utilizamos principalmente a via glicolítica anaeróbia, ou simplesmente anaeróbia, que produz energia a partir da quebra da glicose proveniente da ingestão de alimentos e do glicogênio das reservas existentes nos músculos.

Por outro lado, as actividades com maior duração, não podem recorrer exclusivamente das vias anaeróbias, exigindo um bom condicionamento aeróbio, visto que o oxigénio consumido será o principal interveniente dos processos para se obter energias através desta via energética.

Por isso, se proporcionou muito stress ao seu corpo, agora é hora de recuperar.

Garanta que faz a reposição de água e minerais que gastou durante o treino e permita ao organismo algum repouso e um bom ciclo de sono, pois o seu sistema nervoso central está aos gritos e qualquer coisa malfeita poderá gerar uma consequência – LESÃO!

Depois disso, é hora de voltar a acção. O seu corpo tem de recuperar e em movimento vai faze-lo melhor.

Deve voltar ao ginásio e iniciar o treino de recuperação. Como?

  1. As cargas moderadas e amplitudes seguras vão permitir uma melhor e uma mais rápida recuperação.
  2. Evitar impactos prolongados e demasiado elevados.
  3. Treinar em diferentes direções e planos de modo a fugir ao constante padrão do treino para não sobrecarregar o sistema.
  4. Os treinos de mobilidade e exercícios posturais assumem uma relevância grande, é preciso reequilibrar o organismo.
  5. A intensidade deve ser crescente no tempo sem tentar apressar a recuperação e entender os sinais que o corpo emite. “O que arde cura” há muito que foi desmistificado. A dor é um alerta do corpo e não um sinal positivo de excelente treino!

Disfrute de todas as fases do treino, conte com os nossos profissionais especializados.
A nossa missão é fazer pessoas felizes através da prática de atividade física.

Boa Recuperação e Bons Treinos!