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Conheça o Tofu à lupa

07.10.2020 0

O que é Tofu?

O tofu é um dos alimentos mais comuns na alimentação vegetariana e vegana, estando cada vez mais presente na alimentação de quem procura um estilo de vida mais saudável. O tofu é produzido a partir da bebida de soja, apresentando um elevado teor em proteína e pouca gordura saturada. A sua textura e forma leva a ser chamado muitas vezes de queijo de soja.

Benefícios do tofu

O tofu tem inúmeros benefícios para a nossa saúde. Ao apresentar ómega-3, apesar de em baixo valor, o tofu pode ser benéfico na redução dos níveis de colesterol no sangue, ajudando a diminuir o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

É também uma fonte de cálcio e isolfavonas, ajudando por isso a diminuir os sintomas associados à menopausa e a diminuir o risco de doenças ósseas. É uma fonte de ferro, melhorando o transporte do oxigénio dos pulmões para as células do corpo, ajudando na prevenção da anemia.

Tabela nutricional por 100 g de parte edível

Energia (kcal)

77

Proteínas (g)

8,5

Lípidos (g)

4,4

          Dos quais ácidos gordos saturados

0,6

Hidratos de Carbono (g)

0,7

Fibra (g)

0,3

Cálcio (mg)

130

Ferro (mg)

1,6

Magnésio (mg)

91

Sódio (mg)

6

Fósforo (mg)

110

Como utilizar

Com um longo prazo de validade, o tofu pode ser utilizado em inúmeras receitas. Usado como um substituto da proteína animal nos pratos principais, pode ser incluído nos mais inúmeros pratos tradicionais.

Para tirar o melhor sabor do tofu, deve fazer uma marinada com temperos a gosto e deixar o tofu em marinada durante pelo menos 30 minutos. Desta forma, vai conseguir intensificar o sabor do tofu, e adicionar posteriormente aos seus pratos favoritos. Para temperar, as ervas e especiarias mais utilizadas são o gengibre, pimentão doce, limão, alho, pimenta, coentros, curcuma e também o molho de soja.

O tofu vende-se maioritariamente sob a forma de um pequeno cubo, o que nos permite cozinhar nas mais diversas formas (cubos, tiras, filetes, ralado, entre outros).

O tofu pode ser grelhado, salteado, estufado ou até mesmo ser incluído num assado.

Nutricionista Daniela Fernandes

(2122N)