Dor lombar, alguns mitos

06/08/2020
dor lombar mitos

Vamos desmistificar uma das dores que afeta a maioria da população mundial – a dor de costas.

 

Segundo B O’Sullivan Peter, et al. (2019), a dor lombar pode levar a que as pessoas pensem que existe algum problema mais grave do que realmente é. Este cenário origina faltas ao trabalho, realização de exames e testes, toma de medicação, desânimo, cansaço e algumas limitações que tendem a ser incrementais.

 

O que será ou poderá ser a dor lombar que muitas pessoas sentem? É importante desmistificar que para a dor lombar passar é preciso “deixar o corpo descansar”. Sabemos já que, realmente, a solução pode estar no exercício físico. Muitas são as vezes em que tentamos solucionar a questão com a toma de “ben-u-ron”, desprezando os benefícios do exercício físico.

 

Alguns dos mitos que não ajudam nada a perceção do que será essa dor que esta a sentir são:

 

1. “Pensar nessa dor de costas como algo que será uma doença médica muito grave”.

  •  
  • Uma das causas mais comuns é a falta de trabalho e movimento do tronco em direções variadas, existindo muitas vezes dor existir quando estamos a executar “más posturas”;

2. “Dor causada pelo exercício ou movimento, sendo um aviso para parar, porque podemos estar a prejudicar a nossa coluna”.

  • Na verdade, a maioria destas dores são musculares e será apenas o nosso corpo a criar adaptação ao estímulo que está a receber, nestes casos o parar apenas irá prejudicar mais e fazer o processo inverso;

 

3. “Estar constantemente a sobrecarregar a coluna resulta em desgaste da mesma e não me vai ajudar em nada, apenas provocar mais dor”.

  • Não causar essa sobrecarga vai causar atrofia muscular e não dar o suporte muscular necessário para o funcionamento saudável do pilar mais importante do corpo humano – a nossa coluna;

 

Neste sentido, as nossas recomendações são que procure um médico especialista para identificar o espectro da dor, perceber as suas razões, consequências e quais as estratégias a adoptar para que melhore e adquira, novamente, qualidade de vida.

 

Se a estratégia recomendada passar pela pratica de actividade física, procure um profissional especializado. Nos nossos clubes Solinca temos disponíveis profissionais habilitados e especializados que lhe poderão apoiar e orientar durante todo o processo. Os nossos profissionais irão ajudar a prescrever os exercícios mais adequados a si, com as progressões e variações especificas para que possa ter uma coluna mais saudável e com uma estrutura resiliente, para que possa superar os desafios do seu dia a dia.

 

Bons Treinos!

 

Referências:

 

Back to basics: 10 facts every person should know about back pain. B O’Sullivan Peter, et al. (2019)