Loading...

Golden Milk ou “Leite Dourado”

14.07.2021 0

O que é?

Golden Milk ou “Leite Dourado” é uma bebida utilizada há milhares de anos na Índia, associada à “cultura” Ayurveda (medicina oficial na Índia). Trata-se de uma mistura de leite de coco com algumas especiarias (a curcuma, pimenta e canela) e óleo de coco.

Quais são os benefícios?

Os benefícios desta bebida residem sobretudo na curcumina, o principal ingrediente ativo do açafrão que apresenta propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Pertence a uma família de compostos ativos dentro do açafrão, conhecidos como curcuminóides, responsáveis por conferir a cor amarela brilhante.

Ao que os estudos indicam, este composto pode ter um impacto positivo no tratamento e na prevenção de muitas doenças inflamatórias, dado que a curcumina atua como um interruptor principal da inflamação, proporcionando um efeito protetor.

Resumindo os benefícios:

  1. Trata-se de um antioxidante que protege as células da ação dos radicais livres;
  2. Potencial anti-inflamatório;
  3. Auxilia na redução dos sintomas da artrite e ajuda no controlo da dor;
  4. Ajuda na manutenção da função hepática saudável;
  5. Prevenção de doenças cardiovasculares (essencialmente na redução de marcadores da aterosclerose);
  6. Auxilia no tratamento da Doença Inflamatória Intestinal;
  7. Ajuda na manutenção de um sistema digestivo saudável.

Porque se tornou tão “famoso” o Golden Milk?

A quantidade de curcumina no açafrão é relativamente baixa, apenas cerca de 3% de curcumina por cada grama de açafrão. E na verdade, os estudos realizados para a investigação dos benefícios do açafrão utilizam doses elevadas de curcumina, o que pode ser difícil obter através da alimentação.

Outro ponto extremamente importante, é que infelizmente, este composto é pouco biodisponível, portanto é pouco absorvido pelo nosso organismo.

Para tornar a curcumina mais biodisponível, deve-se associar:

  • A pimenta preta na mesma refeição. Isto porque a pimenta preta contém uma substância chamada piperina, que pode aumentar a absorção.
  • Uma fonte de gordura (ex. azeite, óleo de coco, nozes, etc.) uma vez que a curcumina é solúvel em gordura.

Daniela Soares (2237N)

Nutricionista Solinca Classic