Hidroterapia e seus benefícios

14/11/2022
Hidroterapia e seus beneficios

A reabilitação no meio aquático permite obter muitas vantagens e benefícios do aluno, quer ao nível da redução de peso e articulações, quer nos efeitos fisiológicos associados ao sistema cardiorrespiratório e renal com a imersão do corpo na piscina como recurso de reabilitação ou prevenção de futuras patologias.

As propriedades físicas da água e a sua temperatura desempenham um papel importante na melhoria e manutenção da amplitude da mobilidade articular, reduzindo a tensão muscular e o relaxamento, é também percetível que o exercício se torna mais fácil que no solo, com conforto que possibilita o aluno criar maior confiança na execução do movimento. Exercícios realizados num ambiente aquático podem beneficiar dos efeitos estimulantes da água, mas também podem ajudar a fortalecer o corpo por meio dos efeitos preventivos da água. O exercício forte num aluno semi-submerso depende do princípio físico da pressão hidrostática (quanto maior a imersão, maior a redução do peso, portanto, menor o “stress” nas diferentes articulações), que permite fazer uma resistência e movimento multidirecional constante. Essa resistência aumenta com a força exercida contra ela, o efeito estimulante ajuda as articulações rígidas a se moverem mais com menos desconforto.

A hidroterapia traz muitos benefícios, incluindo a recuperação de lesões como: entorses, condição pós-operatória, períodos de reabilitação pós-fratura e pós-imobilização, melhora do membro, redução de espasmos musculares, estimulação do relaxamento, coleta precoce para retomada das atividades, aumento do exercício sem dor e reabilitação precoce da recuperação e melhora da resistência.

O exercício na água durante a gravidez tem muitos benefícios fisiológicos: aumenta a concentração de líquido amniótico, permite a produção de ácido lático, aumenta a temperatura durante o trabalho de parto, reduz a retenção de água e promove o relaxamento completo de maneira fácil.

Beneficiando-se do reduzido trabalho da gravidade na água, é mais fácil e confortável para a gestante sustentar o seu peso nestas condições, realizando assim a atividade com maior liberdade, elevando o consumo de energia da gestante e ajudando na redução de urina libertada durante esforços. Com tudo deve ter em atenção alguns cuidados, entrada e saída pela escada.

A hidroterapia pode ser aplicada como uma ferramenta útil no processo de recuperação em atletas de competição, por ser segura, rápida e eficaz. Por permitir mais liberdade na execução do movimento e ter menos impacto nas articulações, a hidroterapia costuma ser o primeiro socorro que os médicos prestam aos atletas que estão gravemente lesionados ou em risco. Além disso, o tratamento com água também terá um efeito positivo no ganho ou pelo menos na manutenção da força física, o que será muito importante na redução do impacto das lesões e do desempenho, principalmente até quando o atleta se encontrar apto a retomar os treinos.

Diogo Silva(Estagiário Profissional)- Solinca Dragão