Loading...

Meditação – o que é e seus benefícios!

12.10.2020 0

Meditação resulta do ato de meditar, isto é, pensar, reflectir, projectar, um olhar para dentro, um estado de consciência expandida. Na verdade um consciencializar que, eu posso pensar o que eu quiser mas, que sou responsável por aquilo que penso.

Assim, a meditação é um ato consciente de estar consigo no momento presente. Um meio de despertar a consciência.

Porém, meditação, não é aceitar o inaceitável! A meditação ajuda a cultivar uma consciência profunda e compreensiva que irá permitir-lhe avaliar os seus objectivos e descobrir o melhor caminho para dar vida aos seus valores mais profundos. Trata-se de uma observação sem crítica, ao invés de considerar tudo de uma forma pessoal, aprende a observar as coisas com curiosidade saudável à medida que passam.

Alguns estudos, demonstram que durante a meditação, o cérebro diminui bastante a quantidade de ondas beta do lobo frontal (parte mais evoluída, responsável pelo raciocínio, emoções e consciência auto consciente) e que o córtex frontal tende a ficar desligado e que a actividade do lobo parietal (onde são processadas informações sensoriais sobre o mundo – orientação de tempo e espaço) desacelera.

Por outro lado, alguns estudos demonstraram que as pessoas que meditam com regularidade são mais felizes. Assim sendo, que benefícios poderão ser apontados à meditação regular:

  • Diminuição de estados de ansiedade, depressão e irritabilidade;
  • Melhora a memória;
  • Melhora os tempos de reacção (tornam-se mais rápidos);
  • Aumenta o rigor físico e mental;
  • Reduz os indicadores chave de stress crónico, incluindo a hipertensão
  • Fortalece o sistema imunitário.

Se quiser iniciar esta pratica/viagem de autoconhecimento, experimente as nossas aulas de Smind.

Boas Aulas!