Pilates como complemento no treino de musculação

31/08/2020
PILATES 1

No início do século XX, Joseph Pilates desenvolvia uma nova técnica: o Pilates. Tratava-se de um conjunto de exercícios para alongar, fortalecer e equilibrar o corpo. Hoje em dia, o método permanece na ribalta, e são várias as pessoas que se tornaram adeptas graças aos visíveis benefícios do Pilates na saúde.

 

Para o fundador, o core era visto como o centro da gravidade do corpo, sendo, por isso, a parte mais importante e a qual devia ser fortalecida através da prática da modalidade. Isto porque são os músculos que constituem o core que sustentam a coluna, os órgãos internos e a postura. Trabalhando-os, as vantagens são várias: músculos mais fortes e definidos; mais flexibilidade e melhor postura e sensação de bem-estar. A sua prática está associada a um corpo mais magro e tonificado. Mas os benefícios do pilates não se ficam por aqui. Pilates, aumenta a densidade óssea, auxilia na perda de peso, mais flexibilidade, alivia as dores de costas, melhora a postura, alivia stress, aumenta a boa disposição, entre outras.

 

Existe um erro muito comum entre os praticantes de musculação, que é o facto de acreditarem que seja necessário contar um número exagerado de repetições dos exercícios para se obter resultados.

 

Porém no Pilates é levado mais em consideração a qualidade desses movimentos, do que a quantidade de vezes que se repete e, é necessário sempre concentração máxima para o momento em questão, no músculo que queremos trabalhar.

 

Ao praticar Pilates para complementar a musculação, garantimos muitos benefícios, até porque o que a musculação deixa de vicio postural, o Pilates corrige. Destaca-se este método por promover melhorias acentuadas em vários aspetos tais como a harmonia entre curvaturas da coluna vertebral, equilíbrio, postura e no trabalho muscular dinâmico.

 

Portanto, os benefícios do método vão além do aumento de força e de resistência muscular, pois inclui maior integração do corpo e da mente, melhora a capacidade respiratória, aumenta a flexibilidade, ajuda no fortalecimento, melhora a coordenação motora, previne lesões e aumenta a consciência corporal.

 

Concluímos que o método Pilates surge então como uma forma de condicionamento físico que promove bem-estar geral ao individuo, além disso, o método é capaz de proporcionar força, flexibilidade e boa postura nos praticantes.

 

A musculação segue a mesma linha, pois além de proporcionar hipertrofia, fortalecimento de ossos, esta atividade física ainda promove um maior gasto calórico.

 

Por todas as vantagens enumeradas acima a junção da Musculação com o Pilates pode trazer inúmeros benefícios. Se intercalarmos os dois métodos de treino vamos com certeza obter resultados completos e atingir resultados bastante satisfatórios dos dois lados.

 

Estamos à sua espera! Bons Treinos!