Loading...

Porque devemos experimentar o Cross training

23.07.2020 0

Numa sociedade cada vez mais preocupada com o bem-estar e qualidade de vida os benefícios do Cross training atraem pessoas que procuram resultados eficientes e que fujam à rotina. Para além da componente estética tem também a capacidade de melhorar o nosso bem-estar geral. Então vamos lá perceber porque devemos experimentar esta modalidade:

EMAGRECE DE FORMA EFICIENTE

Resultados mais rápidos através de Treinos HIIT (intervalados de alta intensidade), curtos intervalos de descanso são responsáveis por optimizar o tempo e garantir que o corpo trabalhe até ao seu potencial. Estudos comprovam que dão mais resultados que treinos de baixa ou moderada intensidade

MELHORA O CONDICIONAMENTO FÍSICO

Por ser um treino de intensidade relativa e por trabalhar todas as partes do corpo à medida que praticantes introduzem a modalidade na sua rotina, os exercícios ficarão mais naturais e fluídos, melhorando a técnica que por sua vez diminui o esforço nesse sentido. Melhora também a capacidade cardiovascular e estudos comprovam que após 10 semanas de treinos de Cross training, a capacidade Cardiovascular (VO2) dos participantes teve aumentos significativos em relação a treinos steady-state.

AUMENTA A FLEXIBILIDADE E MOBILIDADE

Ter uma boa mobilidade/flexibilidade é essencial para realizar movimentos sem causar lesões ao corpo. O Cross training não é só uma modalidade com cargas elevadas e intensas, inclui exercícios que ajudam a aumentar a capacidade que as articulações têm de se moverem respeitando a amplitude total de movimento de cada um. Com maior flexibilidade e mobilidade diminui o risco de lesões.

TREINO ACOMPANHADO E AJUSTADO

Sendo uma aula para grupos mais pequenos (small group training), asseguramos permanentemente feedbacks individualizados, de forma a apoiar na melhor execução técnica e ajustar cada exercício a cada pessoa, permitindo atingir resultados mais rápidos e com menor risco de lesão.

DESENVOLVE CONFIANÇA

Cada treino trás a possibilidade de nos expormos a exercícios mais desafiantes ou a progressões dos mesmos (ao nível da carga, da amplitude, da instabilidade…), isso provoca um sentimento de superação que melhora a forma como nos sentimos com nós próprio. Este tipo de sentimento faz-nos sentir mais confiantes e essa confiança acaba por manifestar em outras áreas da nossa vida.

REDUZ O STRESS

Como a maior parte das atividades físicas que trabalham o corpo, o Cross training é responsável pela libertação das famosas hormonas do prazer no nosso corpo (endorfina, serotonina, dopamina…). Essas hormonas são essenciais tanto para a saúde do corpo e seu bom funcionamento como para a saúde mental e emocional.

É DIVERTIDO

Por oferecer treinos que variam ao longo do tempo, é uma óptima opção para fugir da rotina do ginásio e manter sempre uma componente de novidade. O uso de materiais diferentes, como argolas e cordas, torna o Cross training numa modalidade extremamente divertida e motivadora. Para alem disso os treinos de Cross training são geralmente em grupo (respeitando as normas de segurança e higiene), o que significa que não falta companhia para treinar e puxar por si, isto torna ainda a modalidade mais divertida e espontânea.

Seria fácil continuar a enumerar vários benefícios deste tipo de treino, mas nada melhor que experimentar e sentir tudo isto. Estamos à sua espera!