Loading...

Pouco tempo para treinar

19.08.2019 0

Pouco tempo para treinar…

Ter tempo para si próprio, e aproveitar para praticar exercício físico, é uma prática bastante saudável que deveria ser seguida por todos. Contudo, o aconselhamento de uma prática de exercício físico frequente é tão comum como o argumento de que não se tem tempo. Quem nunca decidiu regressar a casa após um longo dia de trabalho com a desculpa de não ter uma hora para treinar?

Treinar é muito mais do que resultados, é importante estar ciente disso. No entanto, é legitimo e recorrente ambicionar resultados sempre que treinamos. Independentemente do tipo de resultados, é muito comum as pessoas contestarem e desmotivarem por não os conseguirem obter. Quem nunca pensou que, tendo em conta aquilo que treina, já devia ter notado mais resultados?

Muito treino (tempo) zero resultados…

Duas questões muito debatidas nos dias de hoje, o pouco tempo que se tem, e mesmo para aqueles que investem mais tempo, o quão difícil é atingir os resultados tão desejados. Calma, nem tudo está perdido… orgulhamo-nos de afirmar que na Solinca conseguimos ajudar a alcançar o que mais deseja e não, não é preciso muito tempo… é verdade, temos a solução mágica que necessita para revolucionar o seu treino bem como os resultados e prometemos que não vamos ocupar muito do seu tempo. 

Antes de mais, é importante salientar que é a intensidade e não o volume de treino que promove os resultados. Desta forma o Treino Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) é o treino ideal para quem tem pouco tempo para investir no ginásio e, ainda assim procura resultados. Na Solinca, dispomos de dois treinos de 30 minutos (Les Mills Grit Series e Les Mills Sprint) para o ajudar a atingir os resultados que procura e sim, são só 30 minutos.

O HIIT é definido como um treino que aumenta a sua frequência cardíaca de treino acima de 85% durante dois terços da duração total. Normalmente, 30 minutos é a quantidade máxima de tempo que conseguimos executar o HIIT com qualidade.

O Les Mills Grit surge em três vertentes (Strength, Athletic e Cardio), e resume-se a um conjunto de exercícios, com impacto, idealizados para aumentar a sua condição física (força, agilidade, velocidade e potência) maximizando assim os seus resultados. O Les Mills Sprint é um HIIT, baseando-se nos mesmos princípios, no entanto é realizado numa bicicleta e sem impacto. Resumindo, são dois treinos curtos e intensos onde a emoção e a motivação vão colocar à prova os seus limites físicos e mentais.  

Vários estudos evidenciaram que as duas modalidades tornam os resultados mais rápidos. Foi também comprovada a sua eficácia na redução da massa gorda corporal, da pressão arterial, do colesterol total e concentração de triglicerídeos. Simultaneamente melhoram a aptidão cardiovascular, a massa magra corporal, e a força. Todo este suporte científico corrobora o facto que este é um tipo de treino seguro e eficaz.

Calma… trabalhar com esta intensidade vários dias seguidos não permite que haja uma recuperação e proveito dos benefícios do HIIT.  Mas com a quantidade certa de HIIT (duas sessões por semana, conjugadas com o seu treino semanal) podemos fazer maravilhas, não ocupar muito do seu tempo (30 minutos) e fazer com que os resultados não pareçam uma miragem, mas algo atingível.