Loading...

Quantas calorias gasta no ginásio

11.01.2021 0

Desmistificando um pouco e abordando o assunto, toda gente questiona, nem que seja no seu inconsciente, quantas calorias eu devia gastar hoje, seja quando subimos a balança e nos sobressalta horrendos números, quando abrimos a porta do frigorifico ou mesmo quando chega aquela altura do ano de vestimos menos roupa e queremos ter a melhor forma possível ou alguma forma.

Pois é, quer queiramos quer não somos um ser que autoproduz por objetivos, fora ou dentro do contexto profissional, social ou mesmo pessoal, somos alguém que busca resultados e para muitos de preferência resultados fáceis. Então, dou-vos uma noticia, isso não existe.

Já ouviram, tão bem falar, “Rápido e bem não há quem“ ou “sangue , suor e lagrimas” nada tão simples para atingir fins. Eu disse simples mas não fácil.

Começando, o que é uma caloria?

Definição simples: Uma caloria é a quantidade de calor suficiente para aumentar 1 grau a temperatura de 1ml de água. Significa que teremos que gerar energia para queimar calorias e assim se o objetivo for emagrecer.

Simplificando, terá que fazer exercício – ou fechar a boca – ainda mais do que se imaginava. Tendo em conta que também se optar por reduzir a ingestão calórica, o organismo como defesa desacelera, existe uma adaptação metabólica pois o corpo passa a gastar menos calorias, o organismo entende o emagrecimento como uma ameaça e reage para sobreviver o mais tempo possível.

Assim partilhamos algumas dicas para orientar o processo de perder calorias.

  • Primeiro é importante definir quantas calorias serão necessárias ao seu gasto metabólico basal ou gasto energético diário. Consegue obter esta informação realizando uma avaliação nutricional e física, junto de profissionais qualificados.
  • Depois, perceber o nível de atividade física diária actual, ou seja, realizar uma anamnese desportiva, identificando se somos pessoas sedentárias, ativas ou muito ativas.
  • E só no final podemos abrir o frigorifico e optar pelo que queremos ingerir e, conforme isso, saber que para perder peso ou mante-lo, a regra fundamental é que a ingestão calórica terá que ser menor ou igual ao seu gasto energético. Baseia-se tudo no equilíbrio e na forma como abordamos as coisas.

Não existe caloria zero, nem barrigas lisas por milagres ou a desculpa do “é hereditário”.

Teremos as nossas tendências para emagrecer ou engordar, mas temos nas mãos nada mais poderoso do que o poder de decidir, conciliando a alimentação saudável com a pratica de exercício.

Por isso, da próxima que se deparar na questão quantas calorias devo eu ingerir, pense em mexer o corpo primeiro e depois comer pratos variados e nutricionalmente equilibrados, porque ao manter e potenciar a sua massa muscular irá queimar calorias de forma mais eficiente, sustentável e saudável.

Mantenha-se ativo, procure os melhores profissionais e lembra-se… é simples.

Bons treinos.