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Natal fit, é possível?

Respondendo antes de mais à questão, sim, é possível tirar o máximo proveito da época de Natal sem afetar o peso ou a composição corporal, nem mesmo comprometer os objetivos de treino!   Claro que alguns pequenos cuidados podem ser aplicados, como comer uma sopa ou um iogurte magro antes da refeição principal da festa, e desta forma controlar o apetite. Podem também alterar-se algumas receitas típicas, reduzindo o teor de açúcar, ou até procurar outras formas de adoçar… Se decidirmos manter toda a essência das receitas, sui generis, tal como as nossas memórias de infância nos fazem recordar, teremos é que, claro está, apenas consumir no próprio dia de festa e com algum controlo na quantidade e não em toda a véspera de festa.   O foco deste artigo foi mesmo a criação de novos doces que podem enfeitar a mesa de Natal e não propriamente na alteração de receitas típicas. Nesse sentido propomos duas sugestões de doces fit com sabor a Natal, com ingredientes típicos da época (abóbora, chocolate, coco, frutos secos, canela…), que em simultâneo são deliciosas, não contêm açúcar, são ricas em proteínas, e/ou baixas em gordura. Muffins de abóbora e nozes Ingredientes para (12 unidades): 300g de abóbora manteiga cozida 150g de farinha de espelta/aveia 100g de nozes 11 ameixas desidratadas (ou 1 banana) 3 ovos 2 c. sopa de azeite 1 colher de sopa de canela Nozes para enfeitar 1 c. sobremesa de fermento   Para a cobertura: Iogurte skyr natural/queijo quark 0% q.b. Topping líquido sem açúcar (tipo Syrup) q.b. Raspa de limão q.b.   Preparação: Começar por cozer a abóbora numa pequena dose de água. Pré-aquecer o forno a 180ºC. Num processador de alimentos triturar a farinha com as nozes, as ameixas, os ovos, a canela e o azeite. Juntar a abóbora cozida e misturar tudo. Colocar o preparado em formas individuais (previamente untadas com azeite), adicionar uma metade de noz por cada muffin e levar ao forno cerca de 25 min. Como opção pode ainda colocar uma cobertura nos muffins – à base de iogurte/queijo com topping liquido e raspa de limão.   Vantagens nutricionais: Sem açúcar, a ameixa adoça e fornece fibra e potássio; Abóbora fornece antioxidantes (beta-caroteno); Ovo fornece proteína; Aveia fornece fibra e Magnésio; Nozes fornecem Magnésio e ómega 3; Azeite fornece ácidos gordos ómega 9. Pudim de chocolate e côco Ingredientes: 700ml de leite magro ou bebida vegetal 9 folhas de gelatina incolor 50g de proteína em pó com sabor a chocolate (pode ser whey, vegetal…) 2 colheres de sopa de cacau puro em pó (não chocolate em pó) 1 colher de sopa de coco (para o preparado e/ou polvilhar)   Preparação: Demolhar as folhas de gelatina em água fria durante 5 minutos. Derreter as folhas de gelatina em banho-maria. Numa liquidificadora misturar o leite com a proteína e o cacau (se gostar pode também colocar o coco). Quando estiver bem dissolvido, incorporar as folhas de gelatina previamente derretidas. Colocar o preparado numa forma de pudim ou em taças individuais e levar ao frigorifico até solidificar (mínimo 2h). Quando estiver sólido o suficiente pode desenformar e polvilhar com coco ralado.   Vantagens nutricionais: Gelatina e proteína em pó: fornecem proteína; Sem açúcar, a proteína adoça; Baixo teor em gordura, pois é usada uma pequena dose de coco; Cacau fornece magnésio e potássio.

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kids party

Aniversários Fit Kids Solinca

Dançar, correr, saltar, nadar, … são atividades que para além de serem divertidas, fazem diferença para a saúde e desenvolvimento das crianças (melhorias a nível fisiológico: aumento da coordenação motora, controle do peso, aumento da força e capacidade cardiorrespiratória; e a nível social: favorece o trabalho em equipa, a partilha e respeito pelos colegas).   Estamos numa época em que as crianças são cada vez mais sedentárias, senso por isso importante incentivar a prática de atividades físicas. Neste sentido, a Solinca realiza festas de aniversário para crianças (com idades a partir dos 3 anos), sendo estas caracterizadas pela diversão e alegria, com realização de atividades em estúdio (Boot Camp Kids, Power Jump Kids, Zumba Kids, Body Combat Kids, Yoga Kids , etc.) e jogos aquáticos (festa na piscina). As modalidades realizadas são adaptadas às idades das crianças e os equipamentos são apropriados, estimulando o raciocínio, a imaginação, a agilidade, a memorização, a atenção, a coordenação motora, etc…   Para quem deseja realizar uma festa inesquecível e diferente, a Solinca é a opção ideal.   Para saber mais informações entre em contacto com a nossa equipa através do seguinte email: natacao@solinca.pt  

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natacao infantil

Importância da avaliação no ensino da natação

A Escola de Natação da Solinca realiza três épocas de avaliação que coincidem com os términos dos períodos escolares (Natal; Páscoa; Final do ano letivo/início do Verão). Todos os alunos que integram pela primeira vez as nossas aulas, fazem uma avaliação diagnóstico ou avaliação inicial para determinar qual o nível de aprendizagem em que se encontram. Qual a importância da avaliação? A avaliação é utilizada como uma prática na construção do conhecimento, melhorando o processo ensino-aprendizagem, cujo objetivo é atingir as habilidades e competências necessárias. Este processo permite ao professor diagnosticar as “carências” dos alunos, permitindo a tomada de uma decisão no sentido de os ajudar a superar as dificuldades, sempre no sentido de promoção da aprendizagem.   Avaliação Formativa: a avaliação formativa permite a realização de um ponto de situação da progressão dos alunos, devendo o professor utilizar os resultados como orientação de atividades futuras, mantendo o mesmo rumo, ou reformulando-o consoantes as necessidades dos alunos.   Avaliação Sumativa: consiste no balanço final de resultados globais, possibilitando a verificação da progressão dos alunos, face a um conjunto lato de objetivos previamente definidos. Este tipo de avaliação possibilita a tomada de decisão sobre a progressão ou permanência dos alunos num determinado nível de aprendizagem.   A nossa escola de natação considera que a avaliação deverá ser contínua, formativa e personalizada, sendo esta um elemento importante no processo ensino-aprendizagem, possibilitando ao professor conhecer o resultado das suas ações didáticas e por conseguinte melhorá-las. Este processo termina na avaliação sumativa que dita o nível de aprendizagem para o qual o aluno transitará.

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