Treine Conscientemente – Quebre a resistência, seja flexível

31/01/2022
treine conscientemente

Quando treinamos desejamos que os resultados se perpetuem no tempo, para que tal aconteça devemos ter em consideração o corpo como um organismo vivo, com aspetos fisiológicos (músculos, tendões, ossos…), emocionais (glândulas, hormonas…) e mentais (pensamentos…)

Se o seu corpo não está do seu agrado e/ou projetando doenças, com certeza carrega no coração alguma resistência em aceitar algo ou alguém que não pensa como você.

Músculos flácidos: é devido a pensamentos também fracos e sem expressão, sintomatizados por pessoas acomodadas e lentas para agir e pensar, subconsciente o comportamento que refletirá no corpo a mesma conduta mental. Treine com afinco e determinação, planeie o treino, promovendo a evolução em micro, meso e macro ciclos.

Ombros: Simbolizam tudo que carregamos de responsabilidade, inflamação nessa área significa que não somos reconhecidos pelos nossos superiores. Soltese e acredite que, como re/conheceu seu potencial, assim outras pessoas com treino também desenvolverão suas capacidades. Incentiveos positivamente mostrandolhes as qualidades que possuem, mas ignoram. No treino confie que os resultados aparecerão levante a cabeça, erga o tronco e sinta os músculos a contraírem e relaxarem.

Costas: Relaxe e tenha pensamentos livres e otimistas, só depende de si que o mundo permita a sua felicidade. A dor nas costas desaparecerá quando parar de resistir. O alongamento é tão importante como o encurtamento muscular.

Glúteos: Os glúteos simbolizam o nosso poder de decisão e de autossustentar-se sem apoio alheio. Pessoas que tendem a anularse, ”segurando” os problemas de todos, levam seus glúteos “murcharem”. Saiba dizer que sim a si próprio, priorize-se realizando hobbies e treinos diariamente.

Pernas: simbolizam o nosso caminho: são elas que nos levam para onde decidimos ir. Problemas nas pernas, são a somatização de desequilíbrio emocional, significam que seu caminho pode não estar correto ou que está sendo bloqueado por alguém ou situação. A parte superior (coxas) rege o passado, parte inferior (perna) o futuro. Perdoe, viva o presente sem ressentimento e treine com determinação e regularidade, quanto mais investir no treino mais resultados obterá.

Cãibras: Significam tensões e medo de soltarse e traduzem uma necessidade de querer manter os próprios direitos, nem que seja através de atritos. Relaxamento faz parte do treino, aulas com pilates, yoga, hidroginástica e body balance são boas apostas bem como a conscientização da respiração.

Celulite: São todos os detalhes da vida que você guarda no seu corpo: mágoas, ressentimentos, raiva dos outros e de si mesmo, nervosismo com determinadas pessoas e a tensão de estar sendo bloqueado na sua liberdade. Celulite não é gordura, é inflamação das células, causada pelo excesso de substâncias nocivas que se acumulam pela retenção de água, sais, gordura e toxinas que se instalam no tecido conjuntivo, destruindo ou deformando as próprias células, mas isso é somatização. Se está a fazer algum tratamento para eliminar a celulite, colabore com o tratamento, libertando no seu coração também todo sentimento negativo acumulado.

Gordura: é o casulo que a pessoa cria, inconscientemente, para se proteger e se esconder dos problemas externos. Pessoas muito sensíveis, que se deixam magoar com facilidade, protegem-se atrás da gordura, que representa a maciez de um abraço. O perigo está não só no mundo em que vivemos, e nos alimentos que comemos, mas também na nossa mente e emoções. Faça uma ”dieta” nos seus pensamentos e limpe a amargura. Viva tranquilamente sem se sentir ameaçado. Ame profundamente a todos e receberá mais amor dos outros. Conte as calorias dos alimentos ingeridos mas também dos “pensamentos e emoções densas”.

O segredo para termos melhores resultados no treino é estarmos conscientes do que queremos e acreditamos, Realizando-nos, sem medo. O que nos incomoda hoje é reflexo do que pensamos e sentimos no passado.

Seja uma pessoa dedicada a tudo, mas respeite a sua própria vida e sua personalidade. Faça refletir no seu corpo músculos que coincidam com seus pensamentos: fortes, ativos, flexíveis, resistentes e belos. Abandone o seu medo de mudanças ou de renúncias. Relaxe sua mente e seu corpo também refletirá essa flexibilidade.

 

Maria Helena Jesus Nobre

Instrutora de Fitness, Solinca Alfragide