EXERCÍCIO FISICO É SAUDE MENTAL

EXERCICIO FISICO E SAUDE MENTAL

 

Este pequeno artigo tem como objetivo compreender a importância do exercício físico enquanto promotor de saúde mental e estimulador de emoções positivas.

Atualmente, estudos referem que o exercício físico é um fator determinante para uma maior sensação de bem-estar e qualidade de vida, previne o desenvolvimento de perturbações mentais, contribui para o seu tratamento e promove uma boa saúde mental.

As pessoas que praticam exercício físico regular tendem a encontrar uma maior sensação de equilíbrio e bem-estar, a sentirem-se mais enérgicas na execução das suas tarefas diárias, apresentam um sono de melhor qualidade, maior capacidade mnésica, pensamento lógico, crítico e criativo, têm maior agilidade nas respostas a estímulos internos e externos, e sentem-se mais relaxadas e positivas sobre si e sobre as suas vidas.

Pode entender-se exercício físico uma qualquer prática sistemática (programada e estruturada para melhorar a condição física) que exija movimento corporal e que promova um gasto energético maior do que se o corpo estivesse em repouso, seja uma caminhada, corrida, andar de bicicleta, jogar futebol, dança, musculação, etc.

Todos estes fatores associados contribuem para uma boa saúde mental e para a mitigação das suas fragilidades e dos problemas do dia-a-dia, como a ansiedade, a baixa autoestima, a demência ou o declínio cognitivo. Proporciona, desta forma, não só um corpo saudável, como também uma sensação de prazer positiva, devido, essencialmente, à quantidade de hormonas que o nosso corpo produz durante a prática de exercício físico e cujos efeitos podem durar horas após o término do treino.

Assim, durante a prática de exercício físico ocorre o fortalecimento de algumas estruturas cerebrais relacionadas com o desenvolvimento de perturbações mentais e uma libertação de neurotransmissores ligados ao prazer e à regulação emocional, como a dopamina, a serotonina e as endorfinas.

DOPAMINA

É a hormona que produz a sensação de prazer e é a responsável pelo gosto da prática de exercício. Com o desporto regulamos os níveis de dopamina, evitando outras formas menos saudáveis de obter prazer, como os doces, o álcool ou o tabaco. A dopamina melhora ainda as capacidades de aprendizagem e memória.

SEROTONINA

A serotonina é o neurotransmissor responsável pelo nosso humor, facilitando um descanso correto e a regulação do nosso apetite, contribuindo para uma maior sensação de bem-estar. Os níveis elevados de serotonina fazem com que tenha sentimentos positivos e aumentam a autoestima.

ENDORFINAS

Também conhecidas como a morfina natural, este péptido cerebral promove efeitos analgésicos e ansiolíticos no corpo, ajuda no relaxamento dos músculos e no alívio da tensão no corpo. É responsável pela diminuição da sensação de dor e por anular as emoções e sensações negativas.

Muitos procuram a prática de exercício físico com intuito estético, mas conseguirão atingir o corpo que tanto desejam, se não cuidarem da sua mente?

“Exercitar a mente para que o corpo não sofra; exercitar o corpo para que a mente não padeça” (Marilia Hoffmeister)

Fernando Veiga, Solinca Lumiar FI

abril 2024