Diferentes formas de açúcares nos alimentos

Que quantidade de açúcar podemos utilizar diariamente?
A Organização Mundial de Saúde lançou um alerta sobre os riscos do consumo excessivo de açúcar. As recomendações indicam que o consumo de açúcares simples adicionados à nossa alimentação deve estar abaixo dos 10 % da energia consumida diariamente. De preferência aproximar-se dos 5%. Ou seja, o total diário de açúcar adicionado aos alimentos (em croissants, sumos, sobremesas, cereais de pequeno-almoço, etc.) não deveria ultrapassar as 6 colheres de chá de açúcar. Para termos uma ideia, apenas uma lata de refrigerante tradicional pode conter 10 colheres de chá de açúcar.
Segundo a OMS, as crianças portuguesas, aproximam o seu consumo de açúcar aos 25 % da sua energia ingerida diariamente, 5 vezes acima dos 5 % ideais.
As crianças que consomem quantidades elevadas de açúcar têm maiores probabilidades de serem obesas e de sofrerem de problemas dentários.
Como RECONHECER DIFERENTES FORMAS DE AÇÚCAR NOS ALIMENTOS?
Como já referido anteriormente, existem diferentes formas de mencionar açúcar nos rótulos dos alimentos às quais deve estar atento, nomeadamente:
– Glicose
– Dextrose
– Frutose
– Sacarose
– Extrato de malte
– Amido
– Melaço
– Maltodextrina
– Açúcar de coco
– Xarope de milho rico em frutose
– Xarope de açúcar
– Xarope de Agave
– Xarope de Ácer
– Açúcares álcool (valor energético inferior): xilitol, o eritol, o manitol e o sorbitol
Além dos compostos mencionados acima, existem ainda alimentos que são adoçados com adoçantes desprovidos de valor energético, nomeadamente a Stevia (adoçante natural), o aspartame, o acessulfame K e a sacarina (adoçantes artificiais).
Estes adoçantes compõem a maior parte dos alimentos light ou magros, ou em bolachas, cereais, iogurtes, pastilhas elásticas, refrigerantes, entre outros, pois permitem manter o sabor doce próximo do original mas reduzir substancialmente o valor energético destes alimentos. No entanto, o seu impacto na regulação da glicemia e no controlo do peso são ainda duvidosos.
Apesar das diferentes formas de açúcar nos alimentos, deve reduzir a ingestão de alimentos processados e que sejam adoçados com algum destes compostos e preferir fontes de açúcar naturais como a fruta e os lacticínios.
Equipa de Nutrição Solinca